Artrose no quadril tem cura? Entenda como tratar esse problema e viver sem dor

A dor localizada no quadril, que aparece principalmente durante o dia ou após levantar-se de um longo período sentado, pode ter como causa a artrose do quadril.

Trata-se de um problema que gera dor e a diminuição dos movimentos do paciente, afetando diretamente a rotina e a realização de atividades simples, como cruzar as pernas, entrar no carro, amarrar sapatos, permanecer em pé, caminhar e realizar atividades físicas.

Muitas pessoas convivem por muito tempo com este tipo de dor e se questionam se a artrose no quadril tem cura. Neste artigo você vai entender como tratar e controlar esse problema.

Artrose no quadril tem cura? Entenda como ela ocorre

A artrose no quadril é um problema provocado pela perda de cartilagem na articulação, o que acaba causando a dor gerada pelo atrito dos ossos onde deveria existir cartilagem.

Isto ocorre porque a cartilagem presente entre os ossos de todas as articulações do corpo não possuem a capacidade de doer. Assim, conseguimos movimentar todas as nossas juntas, sem perceber nada de errado.

O problema começa quando se inicia uma lesão de cartilagem capaz de fazer com que os ossos entrem em contato um com o outro, na articulação. Como dito, a cartilagem não dói, mas os ossos doem. A partir desta lesão inicial, inicia-se um caminho de dor e desgaste.

Coxartrose, osteoartrose do quadril, osteoartrite do quadril ou artrite degenerativa do quadril são outros nomes utilizados para denominar a artrose no quadril. Todos se referem ao mesmo problema.

Na prática, o quadril é formado pela junção de duas estruturas ósseas:

  • Cabeça do fêmur – É a parte redonda da articulação do quadril, formada pelo osso do fêmur, que é o osso da coxa.
  • Acetábulo – É a parte da cavidade da bacia formada pelos ossos da pelve.

O encaixe dessas juntas ocorre de maneira perfeita e justa, possibilitando a movimentação correta e completamente sem dor do quadril. O problema está quando esta articulação é acometida por doenças que provocam a perda da cartilagem – como é o caso da artrose.

Conheça os sintomas da artrose no quadril

Os sintomas da artrose do quadril costumam evoluir com o tempo e tendem a começar com uma dor leve e localizada no quadril.

Como o desgaste na cartilagem progride de forma lenta, os sintomas iniciais geralmente são leves e se agravam com o passar do tempo.

A dor característica da artrose é  localizada no quadril, na parte interna da coxa, percebida como sendo uma dor profunda, a qual não conseguimos alcançar quando apertamos a perna. Ela pode se estender até a virilha, dando a impressão de ser uma dor inguinal. Além disso,  em algumas pessoas a dor pode irradiar para o joelho, muitas vezes causando uma confusão com dor na coxa e joelho.

A dor tende a piorar de acordo com o esforço empregado em atividades simples como ficar de pé e em atividades físicas, melhorando somente quando o paciente está em repouso.

Diante da piora e agravamento dos sintomas, a articulação passa a bloquear o movimento, impedindo que o paciente realize atividades como calçar sapato, cruzar as pernas ou cortar as unhas.

Em estágios mais avançados, pode existir dor até mesmo no repouso.

Afinal de contas, a artrose no quadril tem cura?

A artrose no quadril é um problema que, em si, não tem cura.

No entanto, nada de desespero. Existem tratamentos que podem e devem ser realizados a fim de reduzir as dores e provocar a melhora dos sintomas causados pela lesão da cartilagem.

O primeiro passo para quem quer melhorar de uma dor no quadril é realizar o diagnóstico correto da causa da dor. Isto ajudará a determinar a melhor abordagem de tratamento e com certeza, o melhor resultado. A avaliação e a confiança em profissionais qualificados, podem fazer com que um paciente estagnado no tratamento, volte a viver.

Conheça as principais formas de tratar a artrose de quadril:

1. Remédios

Pacientes que possuem dores fortes e agudas podem se beneficiar do uso de remédios anti-inflamatórios ou corticóides, a fim de diminuir a inflamação rapidamente.

No entanto, o uso desses remédios deve ser feito apenas com recomendação médica e pelo período determinado pelo especialista, pois são medicamentos que, quando usados de forma prolongada e contínua, podem causar mais problemas do que benefícios, como é o caso de úlceras no estômago, alterações renais, complicações cardíacas.

O paciente que mais se beneficia do anti-inflamatório é aquele que apresenta uma crise de dor fora do convencional e que já possui em andamento um tratamento crônico para a artrose que está dando certo.

Existem também alguns medicamentos que agem provocando a estabilização da cartilagem e podem auxiliar no processo da artrose. Este é o caso dos suplementos como colágeno, glicosamina, condroitina, cúrcuma e diacereína.

Os estudos com estas formulações comprovam haver melhora da mobilidade da articulação e leve melhora da dor a longo prazo. Porém, ao contrário do que muitos imaginam, estes medicamentos não conseguem refazer ou regenerar a estrutura da cartilagem.

Para pacientes cuja artrose do quadril provoca dor crônica, ou seja, por mais de três meses, pode ser indicado o uso de medicamentos que pertencem a classe de antidepressivos.

Quando submetido a quadros de dores por muito tempo, o corpo fica tão sensível ao estímulo da dor que, às vezes, sente dor mesmo quando a lesão não está mais acontecendo.

Dessa forma, o medicamento auxilia o paciente no sentido de não sentir a dor amplificada quando não houver um motivo para ela acontecer.

2. Mudança de hábitos 

Apesar de existirem divergências sobre o tema, muitas pesquisas científicas e artigos apontam que alguns hábitos de consumo e de atividades podem influenciar diretamente na qualidade de vida de pacientes com problemas articulares.

Recomenda-se que quem tem problemas articulares desenvolva alguns hábitos como:

  • Evitar o consumo de açúcar, álcool e gorduras saturadas, pois estes tipos de alimento podem potencializar a inflamação e aumentar as dores.
  • Reduzir a atividade física que causa a dor no quadril.
  • Manter o corpo em movimento com atividade física que não gere dor e que tenha impacto controlado.
  • A redução do peso corporal ajuda não só a  diminuir o peso sobre a articulação lesionada, mas também, a controlar o processo de inflamação disseminada causada pela gordura no corpo.

3. Fisioterapia

A fisioterapia é feita como parte do tratamento para reduzir a dor e reorganizar as estruturas do corpo prejudicadas com a artrose.

Ela deve ser feita com orientação de um especialista, através de terapias analgésicas e anti-inflamatórias,  de exercícios que visam melhorar a lubrificação da articulação, trabalhar a amplitude e a função do quadril, além de técnicas de equilíbrio e compensação do corpo.

Esta última parte é fundamental para que outras articulações não comecem a sofrer problemas causados por desequilíbrios no quadril. Como acontece com quem manca muito por causa de um desgaste.

As duas outras partes do corpo que mais sofrem com o desgaste no quadril são os joelhos e a coluna.

4. Exercícios

É recomendado a prática de atividades físicas que ajudam no fortalecimento dos músculos da coxa e que trabalhem o alongamento da região.

Atividades como pilates, hidroginástica e bicicleta devem fazer parte da rotina das pessoas que sofrem de artrose no quadril, a fim de preservar os movimentos e melhorar o quadro.

Mas cuidado, cada pessoa deve ser avaliada individualmente. Uma atividade que pode fazer muito bem para um tipo de pessoa, pode acelerar o desgaste do quadril em outra.

5. Infiltração no quadril

A infiltração no quadril é uma técnica que pode ser aplicada nas estruturas ao redor ou diretamente dentro da articulação, sendo que ela pode ter como função diminuir a inflamação ou melhorar a situação da articulação.

De acordo com o objetivo, são injetadas substâncias como corticoides (para diminuir a inflamação) e ácido hialurônico (para melhorar a lubrificação e o ambiente articular).

O tipo de injeção deve ser feito conforme orientação médica do especialista, conforme análise prévia e objetivo do tratamento para cada paciente.

6. Medicina Regenerativa

Uma área nova na Medicina, com um futuro promissor no tratamento da artrose.

As técnicas implantadas neste tipo de tratamento visam estimular o próprio corpo através do uso de biomateriais ou produtos biológicos na tentativa de restaurar suas funções normais.

Na ortopedia, é possível utilizar células progenitoras, proloterapia, viscossuplementação, derivados do sangue e do plasma. Mas, é preciso lembrar que, mais do que uma terapia salvadora, a Medicina Regenerativa deve ser encarada como parte do tratamento individual de cada paciente.

Protocolos de biossegurança e de pesquisa devem ser estritamente adotados para que este tipo de terapia possa ser empregada.

6. Cirurgia 

A cirurgia para artrose no quadril deve ser feita somente com orientação do médico especialista. Ela é recomendada quando os demais tratamentos não auxiliam a controlar a dor ou quando houver um benefício intrínseco muito bem definido.

A cirurgia consiste na retirada das duas partes do osso doente e na colocação de componentes de próteses de quadril. Nestes casos, após recuperar da anestesia, ainda no hospital, o paciente começa a andar com andador, dando continuidade ao tratamento com um fisioterapeuta.

Em alguns casos, onde não existe artrose instalada, mas sim uma fissura na cartilagem, pode-se analisar a possibilidade de uma cirurgia preservadora chamada videoartroscopia. Neste procedimento, ocorre a sutura da cartilagem e a melhora da articulação. Porém não é indicada para casos em que a cartilagem apresente mais do que 50% de lesão.

Artrose no quadril tem tratamento

A artrose no quadril não tem cura, mas tem tratamento que deve ser utilizado para reduzir e controlar a dor, recuperar a mobilidade da articulação e devolver a qualidade de vida ao paciente.

Com orientação médica, é possível controlar os sintomas e identificar a melhor maneira de levar uma vida sem dores e sem limitações por conta da artrose no quadril.

Conviver com a dor não é normal. Procure um especialista para tratar a artrose no quadril e retomar as atividades da sua rotina.

[mc4wp_form id="449"]