Como a infiltração no quadril pode ajudar no tratamento ortopédico?

A infiltração no quadril é uma técnica empregada para auxiliar no tratamento de muitas patologias ortopédicas que acometem esta articulação. Ela pode ser aplicada nas estruturas ao redor, como na musculatura, nervos e tendões ou diretamente dentro da articulação.

Infiltrar significa injetar um produto, utilizando uma agulha, em uma estrutura ou região. Quando usamos este termo, nos referimos a uma injeção de um medicamento, mas em vez de ser feita no glúteo ou no braço, ela é realizada em alguma parte específica do corpo.

É um procedimento seguro e que pode ser realizado até quatro vezes ao ano, dependendo da substância a ser injetada.

Não é muito doloroso e para acessar estruturas profundas, pode-se realizar o bloqueio ou anestesia na pele antes de infiltrar. O que muita gente ainda não sabe é que, geralmente, a infiltração não cura nenhuma doença.

Isto mesmo. A injeção de medicação não é capaz, por si só, de recuperar completamente uma lesão.

Mas então, por que ela é indicada?

A infiltração pode ser um grande auxílio para a recuperação de muitas estruturas do quadril. Quando bem indicada e associada a outras formas de terapias, pode ser fundamental para a melhora do paciente. 

Mas deve sempre ser considerada uma parte do tratamento.

Como exemplo, vamos levar em consideração uma pessoa que apresenta uma inflamação no tendão do quadril e que sofre por anos com a dor, não consegue mais deitar de lado, sofre para subir uma escada, tem dificuldade para levantar quando está sentada. 

Por causa da dor, sua musculatura pode ficar tão tensa que ela não consegue mais ser alongada. Neste caso, a infiltração pode bloquear a dor por um período curto de 30 dias. 

Durante estes dias, sem tanta dor e inflamação, podemos trabalhar o alongamento e equilibrar a causa da dor. Está aí a grande contribuição da infiltração para os tratamentos ortopédicos.

Existem vários tipos de produtos que podem ser injetados e para cada tipo, busca-se um resultado diferente:

  • Anestésico: utilizado para amortecer a região da dor em quadros crônicos ou severos. Ele pode ser utilizado para um teste terapêutico, a fim de saber de onde vem a dor e confirmar qual estrutura deve ser tratada. 
  • Corticóide: uma infiltração muito comum, tanto dentro quanto fora da articulação do quadril. O principal benefício do corticoide é amenizar o processo inflamatório, melhorar a dor e mobilidade para que se consiga uma reabilitação com estabilidade muscular e articular. Mas se este tipo de infiltração não tiver um propósito específico, pode ser em vão. Ela é muito bem indicada para tratar sinovite articular e auxilia também no tratamento das tendinites e bursites resistentes a reabilitação.
  • Ácido Hialurônico: também chamada de viscossuplementação articular, a infiltração com este tipo de produto foi, primeiramente, estudada em joelhos e só depois usada no quadril. Ela melhora a mobilidade do quadril e lubrifica a articulação. Seu efeito em diminuir a inflamação é menos intenso do que o do corticoide, mas dura mais tempo. É indicada em pacientes com dor crônica, porém com intensidade moderada a leve.
  • Plasma Rico em Plaquetas (PRP): um promissor tratamento para a ortopedia e lesões de cartilagens e tendões. Vários estudos mostram resultados animadores para seu emprego. Porém, seu uso ainda é restrito.

Algumas patologias do quadril que podem se beneficiar de infiltrações:

  • Artrose ou desgaste articular
  • Sinovite ou inflamações das estruturas da articulação
  • Necrose da cabeça do fêmur
  • Impacto fêmoro-acetabular
  • Tendinites e bursites
  • Síndrome do piriforme
  • Pubalgia
  • Sacroileíte
  • Ressalto do quadril

Em resumo, a infiltração do quadril é um procedimento seguro que pode auxiliar no tratamento de muitas lesões do quadril. Apresenta limitações e geralmente deve fazer parte de um conjunto de ações, não sendo indicada como única forma de intervenção.

Fique atento. Entenda o objetivo de se realizar uma infiltração, assim você conseguirá auxiliar o seu médico neste conjunto de tratamentos que vão gerar um resultado positivo para sua vida.

Leia também → As 6 principais causas de dor no quadril

[mc4wp_form id="449"]