Entenda o passo a passo da cirurgia de prótese de quadril

A cirurgia de prótese de quadril é um procedimento que remove a articulação doente, geralmente com desgaste e perda de cartilagem, colocando em seu lugar uma articulação artificial.

Antes e depois da cirurgia de prótese de quadril

O principal objetivo da prótese é preservar a movimentação da articulação, retirar a dor e garantir qualidade de vida.

Realizada desde 1960, ela já passou por várias mudanças até chegar no que temos hoje.

Uma cirurgia segura, rápida e com resultados excelentes.

Acompanhe o passo a passo da cirurgia de maneira descomplicada e fique por dentro do que acontece neste tipo de procedimento.

Planejamento da cirurgia

Muita gente não sabe, mas antes de realizar a cirurgia de quadril, o ortopedista visualiza o passo a passo do procedimento através de uma avaliação minuciosa da radiografia.

Neste momento ele consegue detectar as particularidades anatômicas e possíveis dificuldades técnicas, além de medir o tamanho da prótese, ajustar o tamanho das pernas e estimar os níveis dos cortes nos ossos.

Médico planejando cirurgia de prótese de quadril

Este ato pode ser feito com radiografias impressas ou através de programas de computador.

Apesar dos componentes das próteses serem desenhados e medidos, durante a realização da cirurgia, todos os tamanhos de prótese deverão estar disponíveis para o cirurgião.

A prótese será escolhida somente após provado o componente-teste no osso do paciente.

Este componente apresenta o mesmo tamanho do original.

Equipe cirúrgica

Para a realização deste tipo de cirurgia, geralmente participam o anestesista, o cirurgião principal, o cirurgião auxiliar, o instrumentador e um circulante de sala.

Quando a operação é feita por uma equipe experiente, que realiza de rotina este procedimento, o resultado final pode ser bem diferente.

Cirurgiões em ação

Estudos comprovam que médicos que operam mais de 20 casos por ano apresentam melhores resultados e menores chances de complicações.

Por isso, conhecer e confiar na equipe cirúrgica é peça chave no processo da cirurgia.

Para estar capacitado para este procedimento, um ortopedista especialista em Cirurgia de Quadril deve passar por pelo menos dez anos entre estudo e muita prática.

Preparo antes do procedimento

Algumas medicações devem ser interrompidas antes da cirurgia.

Medicamentos que interferem na coagulação, como os anticoagulantes, devem ser suspensos com antecedência para não interferirem no sangramento.

Raspar pelos antes da cirurgia

Não é preciso raspar os pelos do corpo antes da cirurgia.

Caso seja necessário, a própria equipe irá realizar o procedimento de maneira adequada, minutos antes da operação.

Realizar a raspagem de pelos em casa, com lâminas, aumenta o risco de infecção no local da cirurgia.

Geralmente é exigido jejum de 8 horas, portanto não é liberado se alimentar nesse período.

O uso de antibiótico para a prevenção de infecção deve ser administrado antes do início do corte na pele e é feito pelo anestesista e deve permanecer de 24 a 48 horas após a cirurgia.

Manter antibiótico por mais tempo, além de não prevenir infecção, pode causar resistência das bactérias.

Tipo de anestesia

Para a realização da prótese de quadril o paciente deve estar com a região a ser operada completamente anestesiada. Para isto, é realizada a anestesia nas costas, chamada de raquianestesia.

Ela permite o bloqueio completo da sensibilidade à dor e do movimento, através do amortecimento da cintura para baixo.

Desta maneira, a sensibilidade voltará horas após a cirurgia, quando a medicação para dor já estiver fazendo efeito e o pós-operatório será muito mais tranquilo.

Em alguns casos especiais, avaliados antes da cirurgia, pode ser indicada a anestesia geral, mas isso acontece na minoria dos pacientes.

Posicionamento e preparo

Dois tipos de posicionamento são os mais executados.

O paciente pode ser colocado na mesa de cirurgia deitado de barriga para cima ou permanecer em decúbito lateral sustentado com o auxílio de posicionadores.

O que vai determinar qual deles será utilizado é a via de acesso ou o tipo de incisão.

Posição para cirurgia de prótese de quadril

Após posicionado adequadamente, a pele do paciente é preparada através de limpeza com solução degermante e álcool.

Em seguida colocam-se os campos cirúrgicos estéreis para evitar qualquer tipo de contaminação próximo da ferida operatória.

A incisão da pele já pode ser realizada.

Acesso e incisão (corte) da cirurgia

Locais de incisão da cirurgia de prótese de quadril

Atualmente, os três tipos de acesso mais utilizados são o anterior, o lateral e o posterior.

Quem determina qual é o melhor tipo para cada caso é o cirurgião e cada tipo de abordagem apresenta suas vantagens e desvantagens.

Acesso anterior

No acesso anterior, o paciente é posicionado na mesa de cirurgia deitado de barriga para cima.

O quadril é abordado sem desinserção de músculos, com menores taxas de deslocamento da prótese.

Porém, é tecnicamente mais complexa, com necessidade de instrumentais especiais e, às vezes, aparelho de radiografia.

Acesso lateral

Neste acesso existe a necessidade de desinserção do músculo glúteo médio, apresentando como desvantagem um maior tempo de reabilitação e a possibilidade permanecer mancando por maior tempo.

Acesso posterior

O paciente deve permanecer de lado, em decúbito lateral, sustentado com o auxílio de posicionadores.

Exige a abertura e reparo da musculatura de trás do quadril, como piriforme e quadrado.

Apresenta recuperação mais rápida, porém deve-se ter maior cuidado com o deslocamento da prótese.

Cirurgia Minimamente Invasiva

Todos os tipos de acesso ainda podem ser realizados de forma minimamente invasiva, através de cortes menores que os tradicionais.

O grande benefício é a preservação de tecidos normais ao redor da área de manipulação. Com isso, menos dor e permanência no hospital, melhor resultado estético com retorno rápido à rotina e menos risco de complicações como infecção.

As abordagens tradicionais utilizam incisões de 15 a 20 centímetros.

O tamanho da cirurgia minimamente invasiva pode variar de 8cm a 10cm na via póstero-lateral. Porém, nos últimos anos um novo acesso, o anterior direto, ganhou destaque com cortes de até 5 cm.

Colocação da prótese

Após a incisão na pele, ocorre a dissecção cuidadosa dos tecidos até chegar na articulação. Este passo é acompanhado de cauterização de possíveis vasos sanguíneos.

Uma vez acessada a articulação do quadril, o primeiro ato é o deslocamento da cabeça do fêmur e sua retirada através de um corte no colo do fêmur.

A colocação da prótese começa sempre pela cavidade da bacia, chamada de acetábulo.

Componente acetabular da prótese de quadril

Todo o tecido de inflamação e cartilagem é retirado através de uma fresa circular. Quando dentro desta cavidade restar apenas osso sadio e vivo, coloca-se o componente acetabular da prótese.

Como o fêmur é um osso longo que apresenta um canal interno, através de fresas especiais, este seu canal é alargado até que a prótese mais adequada consiga ser encaixada.

O quadril é examinado quanto ao tamanho da perna, mobilidade e possibilidade de luxação. Após este passo, com o tamanho dos componentes definidos e ajustados, o componente femoral verdadeiro é inserido.

Ainda há tempo para mais um ajuste fino com a colocação da cabeça da prótese de vários tamanhos, sendo utilizada a que mais reproduzir a anatomia de uma articulação normal.

Cirurgia de prótese de quadril

Acompanhe o vídeo ilustrativo e entenda como esta sequência de passos acontecem e como a prótese se ajusta ao osso.

Os componentes femorais e acetabulares podem ser fixados no osso através de duas técnicas diferentes, com ou sem a utilização de cimento ósseo.

Sua composição pode variar, mas geralmente são feitos de metal, cerâmica ou polietileno (um plástico de alta resistência) e cada indivíduo apresenta uma indicação específica para o uso destes materiais.

Fechamento

Após a inserção da prótese, a área operada é checada quanto à sangramento e fechada por camadas com a utilização de fios de sutura.

A utilização de dreno suctor não é rotina, uma vez que não há comprovação de que ele diminua sangramento ou melhore as taxas de infecção.

Seu uso depende da rotina de cada cirurgião ou de possíveis indicações, como cirurgias extensas.

Um curativo estéril é realizado em cima do local da cirurgia e o paciente é posicionado na maca com um triangulo entre as pernas para mantê-las na posição aberta.

Duração da cirurgia de prótese de quadril

O tempo cirúrgico varia muito de técnica e de equipe.

Com o avanço das técnicas operatórias, o procedimento para a colocação da prótese dura pouco mais de 1 hora.

Vale lembrar que cirurgias com mais de 150 minutos apresentam taxas maiores de infecção.

Duração do internamento

O tempo de permanência do paciente no hospital varia de acordo com as características de cada pessoa mas, no geral, indivíduos jovens permanecem dois dias e idosos três dias.

Recuperação

A maioria das próteses se estabilizam no osso na hora da cirurgia, o que acelera a recuperação e previne complicações como a trombose.

Após passar a alteração de sensibilidade das pernas, causada pela anestesia, é recomendado ao paciente que se sente fora da cama e inicie a reabilitação para caminhar com o uso de andador ou muletas.

No momento da alta não há necessidade de ambulância para o retorno para casa. Com alguns cuidados especiais e com um carro que não seja baixo, é possível ir para casa com o próprio carro.

Retirada dos pontos

Este passo depende da indicação de cada cirurgião e de como ocorreu o fechamento da pele.

Via de regra, os pontos são retirados entre 10 e 14 dias.

Recomendações gerais

As atividades cotidianas geralmente estão liberadas entre 30 e 60 dias com leves adaptações. Cada caso é analisado individualmente com base no tipo de cirurgia e características como força e equilíbrio.

Até 3 meses após a cirurgia, o organismo ainda passa por adaptações e ainda pode apresentar algum tipo de descompensação com necessidade de reabilitação.

Após este período, atividades físicas como caminhada, ciclismo, natação, hidroginástica, musculação, pilates são recomendadas e devem ser incentivadas.

E o mais importante: a cirurgia de prótese de quadril nunca deve ser vista de forma negativa.

Para muitas pessoas ela significa o fim de uma doença e o recomeço de uma vida.

[mc4wp_form id="449"]