Saiba qual é a causa e como evitar a dor no quadril na gravidez

Não é incomum que o aumento de peso causado pelo crescimento da barriga e do bebê cause alguns desconfortos para muitas grávidas, entre eles está a dor no quadril.

É fato: a dor no quadril durante a gravidez está presente em muitas gestações. Apesar de ser mais frequente a partir do terceiro trimestre, é um problema que pode aparecer em qualquer momento da gestação e até mesmo durante toda a gravidez.

Entenda as causas da dor no quadril na gravidez, quando se preocupar e o que fazer para aliviar os sintomas e incômodos.

O que é a dor no quadril durante a gravidez?

A dor no quadril durante a gestação é um sintoma muito comum, que pode aparecer em fases e intensidades variadas para cada gestante.

Trata-se de um sinal que surge como consequência das mudanças do corpo que ocorrem durante a gestação, com tendência a piorar quando a mulher está em pé ou carregando algum peso.

Em casos mais intensos, a dor no quadril na gravidez pode até mesmo dificultar a mobilidade. A realização de atividades simples do dia a dia, como até mesmo o sono da gestante, podem ficar prejudicadas.

Quais as causas e como fica o quadril na gravidez?

Basicamente, a dor no quadril durante a gravidez é causada pelas mudanças drásticas no corpo da mulher. Todo este ajuste se dá visando o desenvolvimento do bebê durante os nove meses e a preparação para a hora do parto.

Entre as causas da dor no quadril na gravidez, duas merecem grande destaque: a liberação dos hormônios que fazem com que os tecidos da região do quadril relaxem e a alteração da posição da bacia e coluna para sustentar o peso da barriga. 

O primeiro fator aumenta a flexibilidade da região da pélvis, fazendo com que os ligamentos que formam importantes articulações – como a articulação do púbis, sacro ilíacas e quadris – também relaxem.

Todas estas mudanças permitem que o bebê se posicione para o parto. Mas como consequência também podem causar uma mudança não tolerada pelo corpo feminino. 

O segundo fator, a alteração de posição da bacia e coluna, se relaciona ao maior peso da barriga na posição anterior do corpo. Como forma de compensação, a mulher empina o bumbum e roda toda a bacia para frente, alterando a posição funcional destas estruturas.

Qualquer simples desordem pode transformar a gestação numa tortura, causando dor e desequilíbrio tanto nos quadris quanto na coluna.

Conheça outros gatilhos da dor no quadril durante a gravidez:

Aumento do útero

A alteração do tamanho do útero é também um dos motivos que costumam causar a dor no quadril na gravidez. Ao aumentar de tamanho, ele empurra os ossos e órgãos da região pélvica, da região lombar e do abdômen, causando dor.

Além disso, a distensão do músculo do abdômen e sua disfunção temporária, contribuem para a sobrecarga dos músculos ao redor dos quadris.

O aumento do útero e as dores causadas por estes ajustes do organismo costumam aparecer a partir do quarto mês de gravidez. Quanto maior o bebê e maior o útero, mais fortes podem ser as dores no quadril.

Aumento do peso

O aumento de peso tem como consequência a sobrecarga das articulações do quadril. Dessa maneira, essa é uma das principais causas de dor no quadril na gravidez.

Além dos demais riscos que tornam necessário o cuidado com o ganho de peso durante a gravidez, é importante saber que quanto maior o ganho de peso, mais chances a gestante possui de sofrer de dor no quadril.

Alteração da postura

Dentre todas as mudanças que o corpo passa durante a gestação, a que acontece na parte inferior da coluna está entre as principais.

A adaptação necessária para sustentar o peso da barriga causa uma alteração direta no quadril, podendo causar dor e desconforto para a gestante.

Retenção de líquidos

A retenção de líquido é algo natural durante a gestação. 

Sabendo que a retenção de líquidos também é um fator que contribui para o aumento de peso, entende-se que este aumento também pode afetar diretamente o quadril, causando dores.

Pressão na ciática

Dependendo da posição que o bebê está, pode haver aumento na pressão dos nervos ciáticos, causando, além da dor no quadril, outros sintomas como formigamento do quadril, coxas e até mesmo fraqueza. 

A dor tende a desaparecer conforme o bebê muda de posição e libera a pressão do local.

Osteoporose transitória

A osteoporose transitória trata-se de uma consequência um pouco mais delicada, que causa a perda temporária da estrutura óssea na parte superior da fêmur, uma região bem próxima ao quadril.

A região do quadril é fragilizada e torna-se suscetível a dores mais intensas que surgem em atividades bem simples, como andar, sentar, deitar, correr ou durante a realização de outras atividades físicas.

Por fim, as gestantes ainda podem sentir dores que se confundem com a dor no quadril na gravidez. É o caso das dores abdominais e da dor no ligamento redondo do útero. Por serem regiões muito próximas da articulação do quadril, é bastante normal ocorrer essa confusão.

Ao sentir qualquer desconforto, converse com o médico obstetra e, se necessário, realize uma consulta com um ortopedista. Exames de imagem, como ultrassom, auxiliam a identificar a causa da dor e se há risco para a mulher ou para o bebê.

Como aliviar a dor no quadril na gravidez?

Tratando dor no quadril na gravidez com massagem

O primeiro passo para aliviar a dor no quadril é realizar uma consulta com o médico obstetra, que ajudará a identificar as possíveis causas da dor no quadril. O mesmo pode ainda orientar a gestante a buscar a opinião de um médico ortopedista especialista em quadril.

O especialista irá buscar a causa da dor e pode indicar o uso de medicamentos permitidos na gestação a fim de aliviar as dores no quadril. Massagens com um profissional especializado também podem ser realizadas para alívio da dor e melhora da relação das estruturas ao redor do quadril.

Outras indicações são:

Fazer atividade física

Atividade física para tratar dor no quadril na gravidez

Algumas atividades quando praticadas de forma regular e com orientação de um profissional da área de Educação Física são bastante efetivas para relaxar o corpo e prevenir o aparecimento de dores no quadril na gravidez. Entre elas estão pilates, caminhada, alongamentos e hidroginástica.

Alteração postural

Redobrar a atenção com a postura é fundamental para a gestante que quer acabar com as dores. Isso porque, ela pode ser causada pela má postura, em consequência do aumento de peso causado pela barriga.

Fisioterapia

A fisioterapia é indicada quando as dores no quadril são muito intensas, frequentes e relacionadas a desequilíbrios funcionais. 

Dessa maneira, podem ser realizados exercícios para fortalecer os músculos do assoalho pélvico para assegurar que as articulações do quadril e da coluna retomem o movimento normal.

A fisioterapia ainda pode ajudar a aliviar a dor, melhorar a posição e a estabilidade da articulação.

Evitar carregar peso

Gestantes que, em geral, estão apresentando dores no quadril, na lombar e nas costas não devem carregar peso. Além do peso da barriga já estar causando pressão e dores nas articulações da região, somar peso de outros objetos pode complicar ainda mais o quadro de dor.

Travesseiros especiais e repouso

O travesseiro especial para gestante pode ser bastante útil na hora de dormir, auxiliando a mulher a encontrar uma posição mais confortável ao deitar e ajudando a evitar a dor no quadril.

Na falta deste travesseiro, é possível improvisar com almofadas que ofereçam apoio para o abdômen, na parte inferior das costas e entre as pernas.

Também é recomendado a realização de repousos durante o dia, com atenção especial aos momentos em que a dor retorna. Além do repouso, um banho quente também é uma opção para aliviar a dor e relaxar uma possível contratura de musculatura.

A dor no quadril na gravidez não deve ser normalizada

Apesar de muito comum durante a gestação, a dor no quadril na gravidez não deve ser normalizada e encarada como um sintoma que não tem tratamento ou que vai passar após o parto.

É possível – e necessário – ter qualidade de vida durante a gestação. A dor crônica além de prejudicar a realização de atividades simples do dia a dia, ainda pode causar estresse e prejudicar a paciente emocionalmente neste período tão importante.

Se em algum momento você se identificou nesse artigo, procure um médico para que a sua dor no quadril possa ser tratada ou controlada.

Em casos mais graves como o da osteoporose transitória, a região pode ficar mais suscetível a fraturas e, por isso, exames de acompanhamento devem ser feitos regularmente.

Não espere a dor se tornar insuportável para buscar tratamento. Você merece retomar a qualidade de vida durante a gestação e passar por esta fase com saúde e bem-estar!

[mc4wp_form id="449"]