Exercícios para quem tem prótese de quadril: quais são liberados?

A articulação do quadril é responsável por fazer a conexão da bacia com as pernas e a coluna, e por isso trata-se de uma articulação que tem função determinante em suportar o peso do corpo, manter o equilíbrio, permitir permanecer em pé, caminhar, correr e pular.

É por este motivo que, quando um paciente apresenta um problema crônico na articulação do quadril que o impossibilita de realizar atividades simples, causando dor e prejuízos na rotina, a prótese no quadril torna-se um solução capaz de retomar toda a saúde do paciente.

Conhecida como prótese de quadril ou artroplastia total de quadril, o procedimento consiste em substituir a articulação por um prótese composta de mecanismos que imitam a articulação natural.

Trata-se de uma cirurgia que há muitas décadas é bem sucedida na medicina. Ela é capaz de devolver ao paciente uma vida sem dor e a possibilidade de realizar movimentos e se exercitar. Sendo considerada o fim de muitas doenças no quadril e o recomeço de uma nova vida.

A prática de atividade física, inclusive, é um tema que gera uma das principais dúvidas sobre a prótese de quadril: quem tem prótese no quadril pode voltar a se exercitar?

Não só pode, como deve! 

Os exercícios para quem tem prótese de quadril são uma parte importante da recuperação, sendo decisivos para o sucesso da cirurgia.

Abaixo listo quais são os exercícios para quem tem prótese de quadril, quando eles devem ser feitos e como respeitar o tempo de recuperação da cirurgia para retomar a atividade física.

Para que e quando são indicados os exercícios para quem tem prótese de quadril?

A prática de exercícios regulares é fundamental para restaurar o movimento do quadril, para retomar a força e retornar progressivamente à realização das atividades diárias.

Mas não basta se exercitar, o início dos exercícios para quem tem prótese de quadril devem ser feitos com orientação de um fisioterapeuta, que vai personalizar uma rotina de acordo com o tipo de prótese e necessidade de cada pessoa.

No geral, os exercícios para quem tem prótese de quadril são benéficos e necessários para:

  • Aumentar a circulação sanguínea na região
  • Evitar a formação de coágulos
  • Melhorar o movimento do quadril pós-operação
  • Evitar tendinites e bursites
  • Melhorar a marcha para não ficar mancando por costume

Os exercícios sob orientação de um fisioterapeuta podem começar até mesmo antes da cirurgia. Neste período, pode-se corrigir eventuais desvios e compensações de coluna, de joelhos, pode-se fortalecer musculaturas atrofiadas e preparar o corpo para receber melhor a prótese.

Imediatamente após a cirurgia de prótese de quadril devem ser realizadas atividades sob supervisão pelo período de 6 a 12 meses, conforme orientação profissional.

Os exercícios além de restaurar o movimento e a força do quadril, também visam prevenir complicações, como por exemplo a trombose nas pernas.

Tipos de exercícios após prótese do quadril

Entre os exercícios realizados para reabilitar o quadril após a colocação da prótese estão:

  • Alongamento e fortalecimento
  • Exercícios ativos
  • Propriocepção
  • Hidroterapia
  • Treino de marcha

Além dessas atividades, conforme avaliação do fisioterapeuta e do médico, podem ser utilizados recursos como ultrassom, eletroterapia e compressas para inflamação e dor.

Tanto os exercícios de alongamento quanto os de fortalecimento devem ser realizados desde o primeiro dia de pós-operatório, sendo recomendado trabalhar todos os grupos musculares dos glúteos e pernas.

Os primeiros exercícios nos primeiros dias

Exercícios para quem tem prótese no quadril

Os primeiros exercícios após a prótese de quadril podem ser realizados ainda na sala de recuperação após a cirurgia. Eles são importantes para acelerar a recuperação, reduzir a dor pós-operatória, prevenir coágulos sanguíneos e começar a fortalecer os músculos.

Exemplos de exercícios:

  • Deitado com as pernas esticadas, movimentar somente os pés para cima e para baixo, por cerca de 5 a 10 segundos.
  • Ainda deitado, deslizar o calcanhar da perna operada em direção ao bumbum.
  • Com os dois pés apoiados na cama, elevar o quadril.
  • Manter a perna esticada e elevá-la até 10 centímetros de distância da cama.
  • Colocar uma bola de pilates entre os joelhos e pressionar a bola para fortalecer os músculos.

Exercícios a partir da 2ª semana

Na segunda semana ao retornar para casa, os exercícios devem continuar a serem feitos sob supervisão do fisioterapeuta. Conforme a evolução das condições de cada pessoa, podem ser realizados exercícios como:

  • Em pé, se apoiando em uma cadeira, levar a perna com a prótese para trás sem mexer o quadril e voltar à posição inicial.
  • Sentado e recostado na cadeira, esticar o joelho da perna operada, sem que a perna ultrapasse a altura do quadril.

Exercícios a partir de 60 dias

A fim de trabalhar a força e a amplitude dos movimentos, além do constante fortalecimento dos músculos e do avanço da recuperação, pode-se realizar conforme a necessidade de cada paciente:

  • Fazer agachamento com a bola de pilates apoiada entre a parede e as costas do paciente. 
  • Caminhar na barra de apoio.
  • Bicicleta ergométrica com o banco alto.

Neste estágio, os exercícios devem ser feitos até três vezes ao dia, conforme avaliação do fisioterapeuta e das condições de cada paciente.

Em caso de dor, pode-se realizar compressas frias ao final dos exercícios.

Exercícios partir de 120 dias

Com o avanço do tratamento, os exercícios podem evoluir e ganhar o acompanhamento de caneleiras, propriocepção na cama elástica, balanço bipodal, mini agachamento, treino de marcha, mini trote, etc.

A partir de 6 meses

Conforme os exercícios forem ficando mais fáceis, e com orientação do fisioterapeuta, pode-se aumentar o peso das caneleiras. Exercícios como caminhadas mais longas e atividade física mais intensa voltam a fazer parte da rotina, caso seja recomendado pelo profissional da área.

Quem tem prótese de quadril pode fazer academia?

Geralmente, após a realização da cirurgia para prótese do quadril, as atividades cotidianas são liberadas entre 30 e 60 dias após o procedimento, conforme análise individual de cada caso.

Médico e fisioterapeuta analisam aspectos como força, equilíbrio, alongamentos e inflamação para liberar a prática de atividades. Em média, três meses após a cirurgia já é possível fazer musculação, caminhadas, pilates, natação, ciclismo e hidroginástica.

A prótese de quadril é uma solução capaz de devolver a qualidade de vida para muitos pacientes, eliminando a dor e as limitações antes impostas por problemas nesta articulação.

Ao entender as limitações da prótese e os cuidados necessários após a cirurgia, o paciente pode levar uma vida normal, sem que qualquer pessoa possa perceber que  ele possui uma prótese de quadril.

Entender os cuidados e as necessidades de cada prótese é o que vai auxiliar cada paciente, em cada caso, a retomar a rotina e a qualidade de vida que um dia já foi experimentada.

[mc4wp_form id="449"]