Os benefícios da fisioterapia para os pacientes com fratura de quadril

A fratura de quadril é um problema muito comum em pessoas acima de 60 anos, tendo sua causa principal ligada à osteoporose. No entanto, não são apenas as pessoas mais velhas que podem ter a vida e a rotina afetadas por este problema.

Hábitos ruins como o uso de cigarro e álcool, a falta de atividade física, pessoas que estão abaixo do peso ideal e pacientes que fazem o uso de corticóide estão mais suscetíveis ao enfraquecimento dos ossos e, por consequência, a ocorrência de fratura de quadril.

A articulação do quadril é de extrema importância para a movimentação do corpo, pois possibilita a realização de movimentos amplos dos membros inferiores (flexão, extensão, rotação, abdução e adução).

Na prática, a anatomia do quadril é formada pela união do osso da cavidade da bacia (acetábulo) com o osso da coxa (fêmur). Nesta área ocorre a maior parte das fraturas do quadril.

E mesmo após a ocorrência da fratura do quadril, independente da área e tipo de fratura, o quadril pode ser tratado e o paciente deve ser incentivado a recuperar a rotina gradualmente, com auxílio de fisioterapia e acompanhamento médico.

Atualmente, a evolução da medicina e dos tratamentos permite que pacientes consigam recuperar os movimentos, ter autonomia e mobilidade, mesmo após o tratamento cirúrgico.

Além do grande benefício de retomar a qualidade de vida e a realização de movimentos básicos, após o tratamento da fratura de quadril o paciente pode viver uma vida sem dor.

Neste quesito, a fisioterapia tem papel determinante para o sucesso de qualquer tratamento que visa restabelecer a saúde e a mobilidade do paciente após a fratura de quadril.

Como a fisioterapia auxilia no tratamento da fratura de quadril

Fisioterapia para recuperação de fratura de quadril

Desde o início do tratamento e dos primeiros atendimentos a um paciente com fratura de quadril, o principal objetivo dos profissionais é preservar o máximo possível a saúde do paciente, prevenindo distúrbios clínicos, e da região afetada pela fratura.

Os procedimentos aplicados visam devolver mobilidade para que o paciente retome os movimentos de forma segura e o mais rápido possível. 

Quanto menos o paciente passar tempo acamado com os movimentos limitados, menores são as chances de desenvolver complicações.

Dessa forma, a fisioterapia do quadril além de trabalhar a reabilitação da região e dos movimentos dos membros inferiores, é um tratamento preventivo, que também evita desordens em outros órgãos ou sistemas.

Um exemplo bem claro sobre este trabalho da fisioterapia é no cuidado com o aparecimento de trombose. Neste sentido, o profissional deve estimular o máximo possível a mobilidade e a deambulação precoce, além de realizar exercícios específicos para a circulação dos membros inferiores e drenagens.

Muitas vezes, o trabalho do fisioterapeuta tem início poucas horas após o procedimento cirúrgico. No caso da cirurgia de prótese de quadril, a fisioterapia começa no dia seguinte ao procedimento.

O profissional é responsável por orientar o paciente, estimular e garantir a recuperação pós-operatória. Ele também é encarregado de direcionar sobre os movimentos corretos a serem realizados logo após a cirurgia e, principalmente o que é proibido, como cruzar as pernas ou sentar em local muito baixo.

No caso do tratamento conservador (não cirúrgico), a fisioterapia tem o objetivo de aliviar a dor, aumentar a força muscular, acelerar a consolidação da fratura, restaurar ou fazer a manutenção da amplitude dos movimentos das articulações.

Alguns dos benefícios da fisioterapia para fratura de quadril são:

  • Acelerar a recuperação da função do quadril em fase hospitalar
  • Promover a alta hospitalar precoce
  • Melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, prevenindo complicações respiratórios e cardiovasculares
  • Orientar o paciente para que não tenha medo de realizar as atividades liberadas
  • Diminuir os efeitos da Síndrome da Imobilidade, que ocorre devido a um longo tempo de repouso
  • Fazer a manutenção e promover o ganho de amplitude de movimento
  • Restabelecer o alinhamento articular
  • Provocar o ganho de força muscular
  • Ajudar a corrigir a marcha, para que o paciente não fique com vício de mancar após a completa recuperação
  • Fazer a transição de fortalecimento para uma atividade física que possa ser mantida após o término do tratamento

Reconhecer o trabalho do fisioterapeuta no tratamento das fraturas de quadril é admitir que não é possível obter vitória neste processo de cura sem um trabalho em equipe.

Entender os benefícios da fisioterapia na reabilitação das fraturas de quadril pode fazer a diferença para aqueles que necessitam ter vida plena após este período de enfermidade.

O trabalho do profissional de fisioterapia é de extrema importância no tratamento da fratura de quadril. Para os pacientes, o fisioterapeuta representa a chance de conquistar autonomia e mobilidade, retomando a rotina igual ou o mais próximo ao que era antes da lesão.

O fisioterapeuta é o profissional capaz de intervir antes que aconteçam algumas complicações clínicas como trombose, pneumonia e escaras. Além disso, ele é responsável por orientar e indicar os exercícios de reabilitação adequados para cada etapa do tratamento.

A fisioterapia é uma grande aliada dos tratamentos de fratura de quadril.

Ela tem um papel determinante para que os procedimentos realizados pelo médico especialista possam alcançar o melhor resultado. Isto permite que os pacientes tenham qualidade de vida mesmo após fraturar uma importante parte do corpo.

[mc4wp_form id="449"]