As 3 principais causas do estalo no quadril

Muitas pessoas quando andam, sentam ou simplesmente movimentam a perna, ouvem ou percebem um estalo vindo da articulação do quadril. Outras sentem um clique audível todas as vezes que dobram o quadril. 

Para outras pessoas, o estalo pode ser visto com o estremecimento dos músculos laterais e a estranha sensação de que o quadril “saiu do lugar”. Outras ainda sentem um estalo com percepção de travamento acompanhado de dificuldade de movimentação.

Quase sempre, o estalido do quadril não vem com dor. E, embora possa parecer inofensivo, esta condição às vezes pode ser o primeiro sinal de que algo não anda bem com o quadril, podendo levar a danos futuros.

Mulheres jovens, atletas e dançarinos frequentemente experimentam esta sensação indolor de maneira inofensiva. Tanto que a síndrome do estalido ou ressalto do quadril também é conhecida como quadril de dançarina.

O que causa o estalo ou estalido no quadril?

Não existe apenas uma causa para a sensação de estalido no quadril. Ele pode aparecer por alterações em algumas estruturas ao redor ou até mesmo dentro da articulação. 

Saber a causa do problema faz toda a diferença não só para o tratamento, mas também para identificar a gravidade e fazer acompanhamento da lesão.

Ressalto Externo do Quadril (na lateral do quadril)

Este primeiro tipo de ressalto é a causa mais comum do estalido no quadril. Frequentemente, sentido como um ressalto na lateral do quadril, que muitas vezes pode ser palpável.

Também chamado de Coxa Saltans, ele acontece pela passagem do tendão da lateral do quadril (trato iliotibial) sobre a porção mais lateral do osso do fêmur (grande trocanter).

Quando andamos ou sentamos, este potente tendão passa de trás para frente da saliência óssea do fêmur, num movimento suave. Em algumas pessoas, o osso do quadril pode se sobressair e o tendão pode ficar tão tenso, que acaba enroscando na parte de trás do osso. 

Se a pessoa forçar o movimento, o tendão desenrosca do osso e passa rapidamente para frente produzindo um ressalto e um estalido.

Veja o vídeo abaixo e observe o ressalto externo visível na lateral do quadril:

O estalido ocorre durante o movimento de dobrar ou esticar o quadril, quando corremos ou subimos escadas. Atividades físicas como golfe ou esforços como carregar malas ou mochilas pesadas podem desencadear o ressalto com maior facilidade.

As mulheres são mais afetadas por este tipo de ressalto, pois apresentam os ossos da bacia e do fêmur mais lateralizados do que os homens. Isto por causa da adaptação de pelve feminina por causa do canal do parto.

Geralmente esta condição não gera dor, somente a sensação de que é possível desencaixar o quadril do lugar – o que não acontece realmente. Eventualmente, pode acontecer a inflamação da bursa, chamada de bursite, como doença associada.

Ressalto Interno do Quadril (na frente do quadril)

Assim como na lateral do quadril, a parte mais interna também tem uma forma de estalido ou ressalto. O ressalto interno é causado pelo tendão do músculo iliopsoas, um potente flexor da coxa.

O movimento de dobrar o quadril com a perna rodada pode travar o tendão do iliopsoas sobre a cabeça do fêmur ou sobre a borda da cavidade da bacia. Quando o tendão está muito tenso ou a borda da cavidade é muito proeminente, cria-se um movimento com resistência que produz o estalido. 

Esta forma de estalido é sentida como se fosse na parte interna da articulação, anterior ao quadril e irradiada para a virilha. Por ser profunda, não é visível.

Neste tipo de ressalto, o quadril estala ao correr, quando se levanta da posição sentada ou ao realizar movimentos de rotação da perna longe do corpo.

Em alguns casos, o ressalto interno pode causar lesão na cartilagem mais periférica da articulação do quadril, conhecida como labrum, e estar associada a dor.

Estalido por problemas de dentro da articulação

Um problema na articulação do quadril pode causar o terceiro tipo de estalido. Lesões com destacamento ou inflamações na cartilagem do quadril podem reproduzir uma sensação de estalido, com travamento e dor.

O estalido devido à lesão de cartilagem pode acontecer de maneira repentina após um trauma, como uma queda. Ou ainda em pessoas com desgaste, artrose no quadril, nas quais os sintomas podem ser menos importantes e estão associados à inflamação na articulação.

Fragmentos soltos de osso ou cartilagem podem travar o quadril, causando dor e dificuldade de movimento. 

O estalo no quadril tem tratamento

Para a maioria das pessoas com estalido no quadril, sem sintomas de dor, a reabilitação da articulação já é suficiente para não gerar uma lesão ou incapacidade.

O ideal é receber uma avaliação médica completa quanto à movimentação da articulação e possíveis fatores de risco, como desgaste. Toda pessoa com ressalto ou estalido e dor deve procurar um especialista.

Tratamento Conservador

  • Repouso: pessoas com estalidos na articulação do quadril devem evitar movimentos que causem o clique e restringir a sobrecarga da articulação, bursa e tendões. Se a ação de dançar, correr ou subir escadas geram sintomas, estas atividades também devem ser excluídas.
  • Medicação: o uso de medicamentos anti-inflamatórios, por um curto período de tempo, pode tornar mais fácil o período de reabilitação, principalmente para quadros com dor e muita inflamação.
  • Fisioterapia: algumas técnicas de fisioterapia podem ajudar a relaxar os músculos e tendões que causam o ressalto interno e externo. Terapias que aceleram a cicatrização e diminuem a dor também podem ser empregadas.
  • Injeção com corticoide: injeções no quadril podem ser uma boa opção para o tratamento de quadros de dor crônica ou que não melhoram com as medidas de tratamento expostas. Vale ressaltar que ela não é capaz de curar a tensão do tendão, mas é um forte auxiliar no controle da inflamação.

Tratamento Cirúrgico

O estalido no quadril é muito comum entre atletas e mulheres. Mesmo quando há sintomas de dor, ele responde muito bem ao tratamento não cirúrgico, como uso de medicamentos e fisioterapia.

Apenas uma minoria dos casos se beneficia com o tratamento cirúrgico. Sendo que, o tipo correto de procedimento vai depender da causa do estalo.

A videoartroscopia do quadril é o método mais indicado para os casos de lesão de cartilagem, com o objetivo de evitar a progressão da lesão para um desgaste.

Nos casos de encurtamentos de tendões, seu alongamento ou liberação podem ser realizados por videoartroscopia, dependendo de cada situação em particular.

O mais importante é sempre que possível, determinar a causa do estalido do quadril. Só assim existirá o diagnóstico de uma lesão que possa eventualmente se agravar no futuro.

Se você sente estalido no quadril, evite realizar qualquer atividade que gere dor ou que reproduza o clique.

E lembre-se, mantenha sua vida em movimento.

[mc4wp_form id="449"]