Como evitar complicações, se livrar da dor e tratar a bursite de quadril

A bursite de quadril é uma doença que afeta tanto pessoas sedentárias, que permanecem sentadas por muito tempo, quanto pessoas que praticam atividade física com esforço na articulação do quadril.

Para você entender tudo com clareza, vamos aos princípios básicos.

O que é uma bursa?

A bursa é uma pequena bolsa revestida pela membrana sinovial e preenchida pelo líquido sinovial. Ela é encontrada em algumas articulações, especialmente as de grande movimento, como o ombro e o quadril. O papel da bursa é proteger a articulação e facilitar seus movimentos.

Para que você consiga compreender melhor, imagine uma bexiga vazia, dessas que encontramos em aniversário de criança. Agora, coloque dentro dela uma pequena quantidade de óleo de cozinha.

Pronto, você conseguiu visualizar exatamente o que é uma bursa.

Ela está presente em partes do corpo que estão mais expostas aos atritos entre duas estruturas. Por exemplo, pode ser entre dois tendões ou entre um tendão e um osso.

É graças a presença da bursa que estas estruturas podem se movimentar sem se danificar.

E o que é a bursite?

O termo “bursite” significa uma inflamação na bursa.

Quando a bursa é muito sobrecarregada e já não consegue mais desempenhar sua função, ela pode inflamar. Isto é percebido pelo aumento do líquido presente dentro da bursa. Deste modo, ela perde sua função de reduzir o atrito e ainda causa dor.

Toda vez que uma palavra termina com ite, ela sugere inflamação.

Assim como tendinite é a inflamação no tendão, apendicite a inflamação no apêndice e a sinusite uma inflamação dos seios da face.

Quais são os sintomas da bursite no quadril?

A queixa mais comum para a bursite do quadril é a dor sentida para dormir sobre o lado inflamado.

O paciente relata desconforto e sensação de queimação que o impede de permanecer por muito tempo nesta posição.

Dependendo do caso, a dor é tanta que pode fazer com que a pessoa acorde no meio da noite.

É muito frequente também sentir dor ao apertar a lateral do quadril, na região em que temos uma proeminência óssea chamada grande trocanter. Neste local, existe uma grande bursa que protege este osso do atrito com o tendão do músculo glúteo máximo.

Por ser bem superficial, fica fácil de examinar e reproduzir a dor apertando este ponto.

A dor causada pela bursite pode ser desencadeada por esforços como subir escadas, levantar após um período sentado, caminhar longas distâncias.

A dor também pode ser desencadeada por esforços como subir escadas, levantar após um período sentado, caminhar longas distâncias.

Como é o diagnóstico da bursite no quadril?

O diagnóstico é realizado na consulta com o ortopedista. Ele vai avaliar se existe outra causa para a inflamação da bursa, realizará o exame físico e solicitará exames confirmatórios.

Geralmente, a radiografia da bacia é útil para analisar o formato da pelve e descartar patologias como artrose ou tumor.

A ultrassonografia confirma o aumento de líquido e a inflamação dentro da bursa, além de possibilitar visualizar se há inflamação ou ruptura dos tendões ao redor.

Em casos pontuais, pode ser necessário exames mais complexos como a ressonância.

Por que a bursite no quadril atinge mais mulheres do que homens?

Assim como na tendinite glútea, a bursite no quadril acomete mais mulheres do que homens. Este fato está relacionado a particularidades do formato da pelve óssea feminina, que é adaptada para a gestação.

Devido ao canal do parto, as mulheres apresentam a pelve mais larga. Sua estrutura de tendões e músculos além de ficarem mais tensas, ainda precisam produzir mais força para as atividades, o que pode sobrecarregar a biomecânica do quadril.

Na maioria das vezes, não apenas a bursa encontra-se inflamada, mas todas as estruturas ao redor da articulação do quadril, como músculos e tendões.

Maneiras de prevenir a bursite de quadril

1. Realizar atividade física com frequência.
  2. Se alongar sempre.
  3. Evitar permanecer longos períodos na mesma posição, principalmente sentado. Isso vale para dirigir, permanecer muito tempo na frente do computador, no sofá ou em sala de aula.
  4. Evitar deitar sobre o quadril comprometido e, ao deitar-se de lado, sempre colocar um travesseiro entre as pernas. Desta maneira, o tendão não ficará tão tensionado sobre a bursa.
  5. Respeitar o período de repouso entre treinos mais intensos, a fim de permitir correta recuperação do corpo.
  6. Não correr em terrenos com desnível lateral, como nas laterais das ruas ou em pistas inclinadas. Aliás, durante a corrida, o posicionamento do quadril deve ser perfeito.

Veja no vídeo um exemplo de alteração na corrida que pode causar a bursite:

Como tratar a bursite?

A maioria dos pacientes nunca vai precisar operar por causa de uma bursite no quadril. O tratamento adequado depende de cada caso, mas geralmente é realizado com medicações, fisioterapia e, quando necessário, infiltrações.

Para pacientes que praticam exercício excessivo, é recomendado repouso relativo até a melhora dos sintomas.

As medicações analgésica e anti-inflamatória auxiliam a fisioterapia a realizar exercícios de alongamentos das estruturas que fazem pressão sobre a bursa.

A infiltração de anestésico com medicação dentro da bursa é indicada quando há falha no tratamento inicial.

Corrigir eventuais desequilíbrios musculares ou doenças associadas também faz parte do tratamento.

É muito importante, antes de qualquer medida, analisar possível desvio de coluna, diferença de tamanho entre as pernas, alteração de pisada, má postura, limitação de mobilidade ou excesso de mobilidade e até mesmo excluir reumatismo.

O que NÃO fazer: atividades que contribuem para desenvolver bursite de quadril

1. Fazer exercícios sem alongar. O que pode ser agravado ainda mais colocando muito peso para os glúteos.
  2. Aumentar carga rapidamente sem permitir que seu corpo se acostume com os exercícios.
  3. Não respeitar o tempo necessário para o corpo descansar.
  4. Deitar-se rotineiramente apenas de um lado, no chão ou em colchão bem duro.
  5. Correr em terrenos inclinados lateralmente, como na rua, bem próximo ao meio fio. Vale também correr na areia da praia, nas áreas inclinadas.
  6. Permanecer sentado por longos períodos sem intervalos – e isso vale para quem dirige, trabalha no computador ou estuda.
  7. Não interromper atividades ao sentir dor, desrespeitando o limite do corpo.
  8. Não se interessar em saber a causa da sua dor.

Determinar a causa da lesão e agir evitando a sua evolução é a maneira mais eficaz e correta de tratar a bursite.

Então, não fique parado! Com certeza você tem bons motivos para manter sua vida em movimento.