(45) 3306-7172 Rua Maranhão, 790 - Sala 09 - Edifício Green - Cascavel/PR

O QUE FAZEMOS /

VÍDEO ARTROSCOPIA DE QUADRIL

A Videoartroscopia de Quadril é um procedimento efetivo, que garante reabilitação precoce, altas taxas de sucesso e melhora clínica de pacientes com problemas articulares no quadril.

Trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva já consagrada pela medicina. A promissora técnica, aceita pela comunidade científica internacional e bem estabelecida, é capaz de promover substanciais melhoras tanto em adultos como em crianças. Sem falar nos riscos de complicações operatórias, como infecção e necrose da cabeça do fêmur, que também são reduzidos graças à técnica.

O procedimento é realizado pelo médico ortopedista por meio de pequenas incisões (cortes) na pele, onde são inseridos os instrumentos cirúrgicos. Entre eles o instrumento com espessura de uma caneta com uma câmera de vídeo na ponta possibilita a visualização de toda cirurgia através de um monitor de televisão de alta resolução.

A Videoartroscopia de Quadril foi desenvolvida pelo cirurgião Thomas Byrd, que compartilhou sua técnica com o ortopedista especializado em Cirurgia do Quadril, Rafael Fenato, durante uma capacitação nos Estados Unidos, em 2012.

PERGUNTAS FREQUENTES

Estas informações jamais substituirão a consulta ou a conversa com seu médico, mas são úteis para esclarecer as principais dúvidas. Na Voglia Ortopedia temos uma equipe preparada e motivada para cuidar e apoiar você em suas decisões.

O QUE É A ARTICULAÇÃO DO QUADRIL?
O quadril é uma articulação formada pelos ossos da coxa (fêmur) e bacia (acetábulo), que se encaixam de maneira perfeita. Esta importante articulação se movimenta em todas as direções, faz a conexão do tronco com as pernas e é responsável por funções fundamentais no dia a dia, como sentar, subir escadas, calçar meia. Alguns problemas podem alterar o formato do encaixe do quadril e predispor a artrose e desgaste da cartilagem. Quando ainda não existir o desgaste completo da cartilagem, ainda há possibilidade de salvamento da articulação através da videoartoscopia. Este procedimento consegue melhorar o encaixe da cabeça do fêmur e reparar lesões de cartilagem em estágios iniciais. Por isso, a recomendação é sempre procurar a origem da lesão e saber se há a necessidade de correção precoce.
EM QUE CASOS SÃO INDICADOS A VIDEOARTROSCOPIA DE QUADRIL?
A principal patologia tratada pela videoartroscopia de quadril é o impacto femuroacetabular (IFA). A articulação do quadril é formada pela junção exata da cabeça do fêmur, que é redonda, com a cavidade da bacia, que recebe o nome de acetábulo. Se ocorrer alguma alteração ou deformidade da cabeça do fêmur, que pode estar ovalada, ou um aumento da cavidade da bacia, o rebordo da cartilagem da articulação poderá sofrer uma lesão, sendo esmagado entre os dois ossos. Por isso esta patologia recebe o nome de impacto = toque anormal da cabeça do fêmur na lateral do quadril.

Vale ressaltar que nesta localização, lateral do quadril, existe uma cartilagem específica denominada lábio ou labrum. Esta cartilagem proporciona melhor estabilidade da junta e pode ser comparada ao menisco do joelho. Quando ocorre o impacto, o lábio é a primeira porção da cartilagem a ser lesionada, sendo muito comum seu tratamento combinado na cirurgia.

Outras indicações da videoartroscopia são: biópsia sinovia, retirada de corpo estranho, tratamento de sinovite, tratamento de lesão de cartilagem e ligamento redondo, tendinite glútea, aderência ciática, síndrome do piriforme, entre outras.

A videoartroscopia, na verdade, nada mais é do que uma técnica de via der acesso que pode ser usada no tratamento de várias patologias. Isto, dependerá de um diagnóstico correto e de indicação precisa.

FALE COM A VOGLIA

Estamos à disposição para mais esclarecimentos sobres os procedimentos realizados na clínica. Envie sua mensagem que em breve retornaremos.

ENTRE EM CONTATO