Conheça as causas da dor no quadril irradiando para a perna e como eliminar essa dor da sua rotina

A articulação do quadril é uma das maiores do corpo humano. Com uma anatomia capaz de suportar mais carga, ela tem uma função determinante na movimentação dos membros inferiores.

Devido a sua importância em movimentos como andar, sentar, deitar, quando pessoas sofrem de dor no quadril irradiando para a perna, costumam ter a rotina bastante prejudicada. 

Movimentos mínimos e simples se tornam um lembrete constante de dores e desconfortos.

Existem casos em que a dor no quadril não indica algo grave. E as pessoas acometidas melhoram com repouso, aplicando calor na região e evitando exercícios de impacto como correr ou subir escadas.

Mas quando a dor no quadril é persistente e dura mais do que 15 dias, pode indicar que algo maior está acontecendo e que será necessário um diagnóstico e um tratamento específico para o paciente.

Entendendo a anatomia do quadril

O quadril corresponde à região que fica entre o abdômen, a região lombar e a coxa, sendo importante entender que temos dois quadris: o quadril direito e o quadril esquerdo.

Os dois ossos que formam a articulação do quadril – o fêmur e a bacia – são revestidos por uma camada de cartilagem, responsáveis por garantir que o movimento articular desses ossos ocorra naturalmente.

Toda a articulação do quadril é revestida por uma bolsa chamada cápsula articular. No seu interior é onde fica o tecido chamado de membrana sinovial, responsável pela produção do líquido sinovial, de grande importância para nutrir e lubrificar a articulação.

Na prática, a articulação do quadril funciona como uma engrenagem, em que cada osso, membrana e cartilagem se encaixam, tornando a movimentação harmônica e naturalmente confortável.

Mas e quando essa movimentação deixa de ser natural e passa a interferir na qualidade de vida do paciente? Existem alguns sintomas que indicam que a articulação do quadril e da região podem precisar de atenção e tratamento.

Quanto antes o diagnóstico for obtido, antes o paciente poderá voltar a fazer atividades que antes eram normais e foram limitadas por dores no quadril. Nos casos em que a dor irradia para os membros, como a perna, pode fazer o paciente mancar e prejudicar até mesmo a hora de dormir.

Entenda as causas da dor no quadril irradiando para a perna

No geral, as dores no quadril podem se estender para a coxa, a perna e a região da virilha. Uma patologia que é conhecida como dor irradiada.

Além das dores que se originam no quadril, dores que têm origem em outro local também podem causar dor no quadril, é o caso de problemas na coluna e na bacia.

Este é um dos pontos de atenção pelo qual a dor no quadril irradiando para a perna merece atenção médica. Normalmente, as dores no quadril afetam a frente da coxa, virilha ou a região lateral do quadril.

Dores irradiando para a perna, até a planta do pé ou abaixo do joelho costumam ter como origem a região lombar e glútea profunda, duas regiões próximas à articulação do quadril e que, por isso, podem confundir quem está sofrendo desta patologia.

Dessa maneira, a dor no quadril irradiando para a perna pode, na verdade, ser um sintoma de que há algo errado com a região lombar, como o caso do nervo ciático – o maior nervo do corpo humano, que se estende do quadril até os pés.

Muitas situações podem causar dores no nervo ciático, incluindo traumas como a luxação no quadril ou ainda a hérnia de disco. Há também dores que são causadas por inflamação ou irritação no nervo, lesões ou compressão na região glútea que podem afetar pessoas de qualquer idade. A doença mais comum nesta localização é a síndrome do piriforme.

Sintomas associados a dor no quadril irradiando para a perna

Por se tratarem de regiões anatomicamente próximas, existem situações em que tanto o quadril quanto a lombar estão com algum desequilíbrio mecânico.

No dia a dia, este desequilíbrio faz com que a pessoa acabe compensando a dor sobrecarregando outra região, articulação ou membro próximo para evitar dor no local que apresenta o desconforto inicial. Isto é muito comum nas doenças da coluna. Muitas vezes, quando travamos as costas, não conseguimos andar sem mancar. Este é um ótimo exemplo de compensação do corpo.

Dessa maneira, um desequilíbrio iniciado com dor em um local específico pode acabar “migrando” para outro local próximo como consequência da nossa tentativa, mesmo que involuntária, de não sentir desconforto na região onde a dor teve início.

Como tratar a dor no quadril irradiando para a perna

O primeiro passo para começar a tratar a dor no quadril irradiando para a perna é realizando a identificação da patologia com um médico especialista. Ele será capaz de descobrir qual é o problema e qual é a melhor solução para trazer conforto e qualidade de vida ao paciente novamente. 

Através de uma boa conversa com o paciente e de um exame físico completo, o médico será capaz de solicitar os melhores exames para a conclusão de sua suspeita diagnóstica.

Só então será possível realizar o tratamento, que pode incluir:

Medicação

Os antiinflamatórios e analgésicos auxiliam na melhora dos pacientes que estão com dores agudas, sendo uma opção inicial para devolver qualidade de vida. 

Mas cuidado, na maioria das vezes, a medicação, por si só, não é capaz de recuperar o paciente por completo.

Há ainda casos em que pacientes crônicos, que já sofrem com as dores há alguns meses, podem se beneficiar de remédios controlados, como antidepressivos. Eles são capazes de diminuir a percepção da dor e acelerar a recuperação do paciente, principalmente daqueles com o desequilíbrio involuntário mencionado acima.

Isso ocorre porque quando o corpo é submetido a estímulos dolorosos por mais de três meses, acaba ficando tão sensível que o paciente sente dor quando não há nem mais lesões acontecendo.

Se a dor do quadril irradiar em forma de queimação ou acontecer diminuição de sensibilidade nos pés, pode ser necessária a associação de medicamentos protetores neurológicos, como o complexo de vitamina B.

Infiltração no quadril

A infiltração no quadril  é uma técnica utilizada para tratar muitas patologias que acometem o quadril. Ela pode ser utilizada para tratar nervos, tendões e até mesmo dentro da articulação do quadril.

A infiltração é muito parecida com a injeção normalmente aplicada nos glúteos ou braços. A diferença está na substância aplicada, injetada diretamente na região onde se identifica a patologia. Para cada paciente e para cada patologia, existe um tipo de indicação de infiltração diferente no quadril.

Se a causa do problema for na coluna, existem infiltrações e procedimentos específicos para este local.

Alongamentos

Para doenças com compressões de nervos, como no caso do ciático, os alongamentos podem contribuir muito no alívio das dores. Isto porque a região entre o quadril e a coluna apresenta músculos muito potentes que se contraem após um estímulo doloroso, dando a percepção de travamento e diminuição de movimento. 

Alongamentos leves, massagens na musculatura contraída e calor local podem fazer bem.

Fisioterapia

A fisioterapia tem papel fundamental nas patologias ortopédicas. Além de reduzirem a inflamação e acelerar a recuperação, as técnicas de fisioterapia podem equilibrar o corpo para que não fique nenhuma sequela de postura ou alinhamento capaz de gerar novos episódios de dor.

Cirurgia

Apenas em casos muito específicos e que não respondem bem ao tratamento proposto um procedimento cirúrgico é indicado. Estes casos envolvem artroses (desgaste) graves ou aprisionamento de nervos.

Após o tratamento acompanhado e orientado pelo médico especialista, a realização de atividades físicas que respeitam as limitações do paciente podem ser recomendadas para evitar o retorno dos sintomas e manter a saúde da região em dia.

Lembre-se: o mais importante é saber a causa da dor.

[mc4wp_form id="449"]