Conheça os sintomas da lesão do labrum: a estrutura responsável pela saúde do quadril

Um diagnóstico frequente nos consultórios médicos, a lesão do labrum é um problema que atinge uma das estruturas responsáveis por manter o movimento e a saúde do quadril em dia.

O problema deve ser diagnosticado e tratado para que não evolua e acabe comprometendo outras áreas ligadas à região. 

A patologia reforça a recomendação de que dores no quadril, por mais leves que pareçam, merecem atenção e devem passar por análise médica quando a dor é persistente.

Neste artigo, você vai entender como esse problema aparece, porque o labrum é a parte afetada e como tratar essa patologia nos pacientes.

O que é lesão do labrum?

O labrum é responsável pela absorção de impacto, pela estabilidade do quadril, pela lubrificação da articulação e manutenção da pressão intra-articular, faz o efeito de selar a articulação e distribuir o líquido sinovial.

Para entender o que é e como ocorre a lesão de labrum, é necessário, primeiramente, entender o que é o labrum acetabular.

Essa estrutura fibrocartilaginosa localizada no quadril, tem função de revestir o acetábulo – a parte interna do quadril onde o fêmur se encaixa.

De forma resumida, pode-se afirmar que o labrum tem a responsabilidade de manter o quadril saudável, da mesma forma que o menisco ajuda na articulação do joelho.

As lesões do labrum podem ser divididas, por ordem de gravidade, em degeneração, fissura parcial, fissura completa e destacamento.

Em casos em que a lesão de labrum ocorre por conta de traumatismos agudos ou repetitivos, há a ocorrência do derrame articular, também chamado de extravasamento do líquido.

O derrame articular pode causar a inflamação e a liberação de substâncias químicas que causarão danos à cartilagem articular, submetendo o paciente a dor.

Conheça as causas da lesão do labrum

A lesão do labrum é considerada uma ruptura labral. Ela ocorre, principalmente, devido ao impacto femoroacetabular, causado por traumas repetitivos, hipermobilidade e frouxidão capsular.

Algumas atividades esportivas que exigem muitas repetições e amplitude de movimento entre o fêmur proximal e a borda do acetábulo podem acabar impactando o lábio do acetábulo.

O impacto femoro-acetabular aparece quando a harmonia dos movimentos é alterada e impede que o movimento da cabeça do fêmur seja realizado de forma completa.

O bloqueio dos graus do movimento causado por essa alteração, tem como consequência uma alteração que golpeia a borda lateral do acetábulo e causa microtraumas.

Além dos fatores citados, a lesão do labrum acetabular também está relacionada a:

  • Deformidades ósseas
  • Traumas agudos na articulação do quadril
  • Degeneração
  • Displasia acetabular

Sintomas da lesão do labrum

A dor na articulação do quadril, na região da virilha e na parte interna da coxa são alguns dos sintomas da lesão do labrum que devem fazer os pacientes ligarem o alerta.

Isso porque, muitas vezes, a dor da lesão de labrum é confundida com lesões musculares ou hérnia inguinal.

Por esse motivo, diante da dor após escorregar, ter um trauma mínimo, uma entorse ou se não houver outra explicação mais objetiva, procure um médico ortopedista especialista no quadril.

A lesão de labrum ocorre com mais frequência na parte anterior do quadril, em movimentos que exigem a rotação ou flexão do quadril – um fator denominado como choque ou impacto femoroacetabular.

Se não for tratada, além da dor e limitação dos movimentos naturais, a lesão do labrum acetabular pode causar alterações degenerativas da articulação coxofemoral.

O diagnóstico da lesão do labrum é fundamental na prevenção da coxartrose, nome específico do desgaste da articulação do quadril.

Diagnóstico e tratamento da lesão de labrum

O diagnóstico da lesão de labrum inicia sempre por meio do exame físico, através de testes irritativos do labrum. Após a avaliação física, é necessário confirmar a lesão por meio da complementação de exame de raio-x e da ressonância nuclear magnética.

Enquanto a radiografia vai mostrar em detalhes  a parte óssea, através da presença de impacto femoroacetabular, a ressonância magnética nuclear ajudará a confirmar a lesão de labrum em si.

O tratamento da lesão de labrum pode ser feito de forma conservadora, por meio de sessões de fisioterapia, conforme indicação e recomendação do médico ortopedista. 

Os casos que melhor respondem a esta técnica de tratamento são os casos mais agudos e aqueles em que não existem alterações importantes no formato da articulação.

O diagnóstico com um especialista é indispensável, e as sessões de fisioterapia devem começar o mais cedo possível a fim de aliviar a dor do paciente, a inflamação da anatomia e evitar possíveis consequências nas articulações ligadas.

O tratamento tem como objetivo:

  • Diminuir os espasmos musculares por meio da terapia manual
  • Corrigir a biomecânica
  • Fortalecer a musculatura
  • E realizar o treino motor

Além disso, as atividades físicas devem ser diminuídas durante o tratamento, e os movimentos que causam dor devem ser evitados.

Nos casos em que não há melhora com o tratamento conservador, os pacientes podem se beneficiar da cirurgia de artroscopia.

A artroscopia é uma cirurgia minimamente invasiva, na qual são realizadas duas ou três incisões de 1 a 2 centímetros para reparação da cartilagem e, caso necessário, para melhorar o ajuste ósseo.

Nos casos em que o labrum está muito lesado, pode ser necessário remover a parte que está irrecuperável.

A análise e diagnóstico de um médico ortopedista especialista em quadril será fundamental para o diagnóstico preciso e o tratamento adequado.

Não se acostume com a dor no quadril! Consulte um especialista e evite complicações de doenças que têm tratamento.

[mc4wp_form id="449"]