O que pode causar queimação no quadril e como acabar com o desconforto?

Você já teve a sensação de queimação no quadril?

Se sim, não ignore o alerta, pois isso pode ser um sinal de que algo está errado. Afinal, problemas na articulação desta região podem provocar danos mais sérios.

Há diversos motivos para a sensação de queimação no quadril, a maior parte de fácil solução. Neste artigo, abordarei o que causa e os principais tipos de dor e queimação no quadril. Também, os tratamentos mais indicados .

O que causa a queimação no quadril?

A princípio, a maior parte das dores na região do quadril passam a sensação de queimação. E, entre suas possíveis causas, estão artrose, fraturas e lesão de tendão. 

Entretanto, é preciso diferenciar queimação de formigamento ou perda de sensibilidade. Neste caso, há possibilidade de ser uma compressão neurológica.

É o resultado, por exemplo, de certos tipos de hérnias de disco na coluna lombar. Quando a hérnia está em alguma área mais alta, comprime o nervo responsável por gerar a sensibilidade (que não é o ciático). Por isso, a sensação de formigamento. 

A compressão nervosa também pode vir do nervo cutâneo femoral lateral que, sua vez, passa pelo ligamento inguinal.

Aqui, chamamos o quadro de meralgia parestésica, cujo principal sintoma é a redução de sensibilidade ou queimação na lateral da coxa.

As principais causas para essa condição são: 

  • Caminhadas
  • Muito tempo em pé 
  • Roupas ou cintos apertados
  • Obesidade

Importante ressaltar que, diferente das hérnias ou do nervo ciático, essa lesão não causa perda de força. Ao contrário, provoca mudanças sensitivas incômodas. 

Diante dessas informações, você saberá diferenciar a causa de dor em queimação no quadril da lesão neurológica. Por isso, agora abordaremos com maior profundidade sobre as dores de queimação nas estruturas do quadril.

Como sabemos, o quadril é uma articulação de grande porte, passível de incômodos e condições crônicas. Por ser de  extrema importância para a mobilidade, sintomas como os que descrevemos carecem de tratamento rápido. 

Deste modo, agendar uma consulta com profissional ortopedista para uma investigação aprofundada.

Os principais tipos de dores no quadril

Podemos diferenciar em três tipos de dor ou queimação no quadril, a saber:

  • Dor na trocanter, região lateral do quadril, geralmente relacionada a bursites e tendinites nos glúteos. Afeta principalmente as mulheres, especialmente ao se deitar na posição lateral.
  • Dor glútea profunda, na parte posterior do quadril, próximo às nádegas. Afeta o piriforme e outras estruturas da região, com possibilidade de atingir o nervo ciático.
  • Dor na virilha, ou seja, à frente do quadril. Normalmente, aparece com movimentos básicos, sentar e agachar. Este tipo de dor pode ser relatada como dor. O grupo que mais apresenta esse tipo de dor é o dos pacientes com artrose, como fissuras ou desgaste na cartilagem.

O que pode causar a queimação no quadril?

Você sente algum dos tipos de queimação ou dor no quadril que listei acima? Então, é hora de saber um pouco mais sobre as possíveis causas. Afinal, o diagnóstico correto é primordial para proceder com o tratamento adequado. 

Tendinite glútea

Inflamação dos tendões que provoca desconforto e dor na lateral do quadril. Normalmente, os sintomas da tendinite glútea são mais perceptíveis quando a pessoa se deita de lado, sobe escadas ou se levanta. Também piora quando a região é tocada. 

Na maior parte dos casos, a dor da tendinite glútea é localizada. O que não significa, porém, que não passe para a lateral da coxa e joelho, em razão do tendão que segue da lateral do quadril até a lateral do joelho.

Trata-se de um problema mais comum em mulheres, ainda que possa afetar também os homens, especialmente aqueles expostos a ações de maior impacto, como correr em subidas. 

Outro motivo importante para a tendinite glútea é a falta de alongamento da musculatura.

Inicialmente, o tratamento foca na redução da inflamação, bem como em adequar tendões e musculatura ao redor da articulação. Por isso, o paciente é direcionado à fisioterapia.

Fratura do quadril

A fratura no quadril é um problema recorrente em pacientes idosos ou que tenham osteoporose, tendo em vista a maior propensão a lesões decorrentes de queda. A área mais afetada nestes casos é o início do fêmur.

Ainda que a fratura não provoque deslocamento, a pessoa pode aprender dor e queimação no quadril. Independente dos casos, se apresentar dor no quadril após uma queda, busque acompanhamento médico para avaliação e investigação.

Impacto femoroacetabular

Por vezes, a cobertura da cabeça da bacia é maior sobre o fêmur, ou há alterações na esfericidade da cabeça do fêmur. 

Como resultado, temos um contato anormal entre a cabeça do fêmur e a bacia que provoca a lesão labrum ou lábio acetabular, na cartilagem lateral do quadril. 

Os principais sintomas são dores profundas no quadril e na virilha, especialmente ao agachar, correr, pedalar, entrar no carro e abaixar para amarrar o tênis.

A videoartroscopia, um tipo de cirurgia minimamente invasiva, é o tratamento mais eficaz para esta condição. Deste modo, o paciente recupera a movimentação normal dos ossos, reduzindo os riscos de novo desgaste futuro.

Bursite trocantérica

Nosso corpo tem um tipo de bolsinha cheia de um líquido lubrificante. São as bursas que, presentes entre regiões, como ossos e tendões, evitam que entrem em atrito. 

Porém, as bursas podem se inflamar. Tomemos como exemplo o tendão do quadril que segue até o joelho. Se este tendão for tensionado por movimento repetitivo ou falta de alongamento, há inflamação da bursa, no quadro conhecido por bursite trocantérica.

Novamente, temos uma condição mais comum nas mulheres, devido ao formato do quadril. O principal sinal do problema é uma dor superficial na lateral do quadril.

Leia tambémComo tratar a dor de bursite no quadril

Osteonecrose

A osteonecrose é outra causa comum de dor e queimação no quadril. A condição é provocada quando há deficiência no suprimento de sangue até a cabeça do fêmur, resultando na morte do osso e deformação. Para exemplificar, o quadro leva ao achatamento da cabeça femoral.

As principais causas para a osteonecrose são: 

  • consumo excessivo de álcool 
  • acidentes 
  • uso prolongado de corticoide

Entretanto, ainda há 20% dos casos cuja origem do problema é desconhecida.

Sobre os sintomas, os mais comuns são dor súbita na parte interna do quadril que chega à virilha, resultando em dificuldades tanto para caminhar quanto para ficar em pé.

O principal tratamento é a foragem, furo que tem, por finalidade, restabelecer a irrigação sanguínea.

Artrose

A artrose resulta da perda ou desgaste das cartilagens do quadril. Uma condição que acomete particularmente mulheres idosas, ainda que não se saiba a causa exata. Porém, há indícios de que haja relação com a genética

O quadro provoca dores na parte interna do quadril que vão aumentando gradualmente. Quando a pessoa está de repouso, percebe melhora. Por outro lado, piora quando se faz algum tipo de esforço. 

Se a artrose não for diagnosticada e devidamente tratada, prejudica os movimentos, desde os mais simples, como cruzar as pernas.

Para casos mais avançados, o tratamento mais recomendado é a cirurgia de prótese de quadril.

Tratamentos mais indicados para queimação no quadril

Como pontuei em cada caso de dor ou queimação no quadril, o tratamento varia conforme a condição. Por isso, mais uma vez, a orientação é agendar uma consulta com ortopedista. O profissional avalia os relatos do paciente e solicita os exames para o diagnóstico adequado. 

Com os resultados em mãos, indica o tratamento mais adequado. Entre eles, 

  • Cirurgias 
  • Fisioterapia
  • Atividades físicas leves
  • Medicamentos

Felizmente, a Ortopedia evoluiu com os avanços tecnológicos, de tal forma que comorbidades e problemas, até tempo, insolucionáveis, hoje são tratados com facilidade. 

Porém, a prevenção e o diagnóstico precoce ainda são o melhor caminho. Logo, diante de qualquer sintoma de dor ou queimação no quadril, busque orientação de um especialista.

[mc4wp_form id="449"]