Conheça os principais tipos e motivos da incômoda dor no quadril

A dor no quadril é um dos incômodos mais comuns no mundo, independente da faixa etária. O que não significa, entretanto, que seja normal. Por isso, é importante identificar as causas de tal forma a aplicar o tratamento adequado e sanar o problema. 

Apesar de comum, o paciente deve ser tratado de forma individualizada, conforme histórico e sintomas descritos. 

Por isso, vale frisar que tal avaliação deve ser conduzida por um ortopedista especializado. Deste modo, tem-se um diagnóstico mais assertivo. 

Conhecendo o quadril 

Afinal, o que é o quadril? Trata-se da estrutura responsável pela sustentação do peso corporal. Assim, é conectado à coluna e membros inferiores, sendo uma das estruturas mais complexas do corpo humano. 

Em suma, a articulação do quadril é aquela que fica entre a pelve e o fêmur. Sua função é dar sustentação e equilibrar o corpo tanto em suas posturas estáticas quanto na movimentação. Ademais, protege a porção inferior do sistema digestivo e reprodutor. 

Para que o quadril exerça a sua função de mobilidade, os ossos dessa região são entremeados pela cartilagem. Tal constituição permite que as pernas se movimentem por várias direções, além do que a pessoa não sente dor perante o deslizamento da estrutura óssea. 

Sinto dor no quadril com frequência, isso é normal?

A dor, de modo geral, indica que tem algo errado em alguma parte do corpo. O mesmo se aplica para a dor no quadril. 

Portanto, qualquer sensação dolorosa precisa de investigação, ainda que haja alguma justificativa. Por exemplo, quedas, lesões ou a sequela de um trauma. 

De todo modo, na ausência de uma condição crônica, é possível prevenir a dor no quadril. Basta exercitar-se regularmente e adotar uma dieta saudável. É importante prestar atenção à postura, tanto em pé quanto sentado, para não sobrecarregar as articulações. 

Ao praticar qualquer atividade física, principalmente as de alta performance, é imprescindível ter o acompanhamento de um profissional. Sua presença corrige erros na postura e aplica a intensidade adequada com o objetivo de evitar lesões. 

Os tipos mais comuns de dor no quadril

Na primeira consulta com o ortopedista, algumas perguntas de praxe serão feitas para auxiliar na condução da investigação. Com elas, é possível reconhecer o tipo de dor no quadril, sendo as principais: 

Dor na frente do quadril

Dor profunda que atinge a frente do quadril, virilha e região inguinal. Piora com movimentos básicos, como entrar no carro. Geralmente, decorre de algum impacto no quadril ou desgaste na cartilagem.

Dor na lateral do quadril

Comum em mulheres e pessoas que passam muito tempo sentadas, tem dois motivos. Primeiro, a tendinite ou bursite, piorando com esforço e ao dormir na posição lateral. O outro motivo é a inflamação no tensor lateral da coxa, que provoca dor irradiada.

Dor posterior

Causada pela compressão de estruturas nobres, um impacto posterior, ou tensão muscular excessiva. 

O que pode causar a dor no quadril?

Mulher idosa tratando a dor no quadril

Para identificar a causa da dor no quadril, como mencionei anteriormente, é necessário consultar-se com um especialista. É o ortopedista quem prescreve os exames clínicos e específicos que vão indicar o problema. 

Mas, de forma muito genérica, quando a dor vem de dentro da articulação do quadril e se estende pela coxa, perna e virilha, temos um quadro chamado dor irradiada. Trata-se de uma dor profunda e não palpável. 

Porém, a dor no quadril também pode ser causada por dores em outras regiões próximas, como a coluna e bacia. 

Principais causas de dor no quadril:

  • Artrose: condição que resulta da perda de cartilagem na articulação, provocando a dor devido ao atrito dos ossos.
  • Tendinite: termo que se refere à inflamação ou irritação no tendão. Normalmente, quando se trata de tendinite no quadril, o problema está no tendão dos músculos glúteos. As mulheres, a propósito, são as mais afetadas.
  • Bursite: uma das condições causadoras da dor no quadril, atinge tanto pessoas que sobrecarregam o quadril com exercícios físicos intensos quanto quem está sentado por muito tempo.
  • Osteonecrose: quadro conhecido por Necrose Avascular da Cabeça do Fêmur tem, como público alvo, homens jovens e adultos. Se não tratado, evolui para um desgaste maior no quadril.
  • Impacto femoroacetabular: acontece quando há contato inadequado entre o encaixe da bacia e a cabeça do fêmur nos movimentos, mesmo os mais corriqueiros. Como consequência, há lesões na cartilagem lateral.
  • Luxações e fraturas: muito comuns em idosos, são consequência direta de quedas, principalmente de quem tem ossos mais frágeis, como é o caso da osteoporose. A região mais afetada costuma ser o início do osso do fêmur.
  • Tumor ósseo: um dos sintomas de tumor ósseo é a dor, o que inclui a articulação do quadril. A diferença é que se trata de uma dor que piora à noite e não cede com medicação.

Viu como são várias as causas para a dor no quadril? Por isso é tão importante recorrer a um ortopedista, de modo que o profissional proceda com a avaliação do quadro, solicite exames adequados e, diante do diagnóstico, indique o tratamento efetivo. 

Passar muito tempo sentado causa dor no quadril? 

É frequente a reclamação de dor no quadril por quem passa muito tempo sentado. Trata-se da Síndrome do Piriforme, músculo que fica em contato com o nervo ciático. A posição provoca a compressão e  inflamação no nervo.

As dores surgem na região do glúteo profundo irradiando para trás da coxa. E o que fazer para sanar a dor? Primeiro, agendar uma consulta com o ortopedista para que haja as devidas avaliações. 

No dia a dia, vale seguir algumas dicas:

  • Levantar-se para dar uma caminhada e se alongar, aliviando o peso nas articulações.
  • Tomar bastante líquido para hidratar-se e reduzir a pressão no quadril.
  • Ter atenção à postura para não sobrecarregar o quadril e a coluna, evitando a dor.

Tenho dor no quadril. Posso fazer exercícios físicos?

Diante da intensificação do quadro de dor no quadril, a recomendação é interromper as atividades físicas e buscar o ortopedista para o correto diagnóstico. Caso contrário, pode haver a piora do quadro.

Cuide-se para uma vida sem dor! 

Não dá para se acostumar com a dor no quadril, por isso, é importante identificar a causa, seguir o tratamento e se cuidar para ter uma vida sem dores, sempre respeitando os limites do seu corpo.

[mc4wp_form id="449"]