Entenda quando o remédio para dor no quadril é indicado e outras opções para aliviar a dor

Assim como a dor no dente, a dor no quadril costuma gerar bastante incômodo para quem sofre deste problema. 

Trata-se de um sintoma que, dependendo da intensidade, costuma limitar e interferir em movimentos simples da rotina como se sentar, levantar, deitar de lado, rotacionar o quadril ou o tronco durante a prática esportiva.

Na tentativa de eliminar esse incômodo, muitas pessoas buscam nos remédios soluções que possam trazer alívio momentâneo ou até mesmo contínuo, a fim de retomar a qualidade de vida na rotina.

Mas você sabe quais são as principais causas de dor no quadril? Entender os motivos que causam a dor é o primeiro passo para acertar no remédio para dor no quadril ou no tratamento adequado e eficaz.

Conheça as principais causas de dor no quadril

A dor no quadril normalmente é um sintoma que indica que a articulação, músculo, tendão ou osso da região não estão em condições saudáveis.

Dependendo da dor e do que está causando esta patologia no quadril, ela pode espalhar ou irradiar para a coxa, nádegas ou virilha e ainda para o interior do quadril ou lateral da coxa.

Também há casos em que a dor pode ter origem nas costas, na lombar ou na virilha. Isso ocorre porque, anatomicamente, estas partes do corpo ficam muito próximas, o que muitas vezes pode confundir a causa da lesão.

Algumas das principais causas de dor no quadril são:

Artrite

A artrite é uma inflamação que pode ser causada por vários motivos, como infecções, desgaste da articulação ou até doenças reumatológicas. 

Além da dor no quadril, a artrite costuma causar dificuldade para se movimentar. A redução da função da perna varia desde movimentos simples como cruzar as pernas ou cortar as unhas dos pés, até a incapacidade completa de ficar em pé. Este sintoma se deve ao acúmulo excessivo de líquido dentro da articulação, conhecido como derrame articular. 

O objetivo principal de quem tem uma inflamação na articulação é saber a causa da inflamação.

Osteoartrose

A artrose é a mais comum entre os tipos de artrite. Trata-se de um desgaste ou perda completa da cartilagem que protege os ossos da região da articulação.

Normalmente acomete pacientes mais idosos, com preferência para as mulheres.

Em alguns casos em que a osteoartrose evolui de forma grave, pode ser necessário a artroplastia, que consiste na substituição total da articulação do quadril por uma prótese.

Tendinite glútea

A tendinite glútea normalmente envolve o aumento na sensibilidade da lateral do quadril, gerando dor ao deitar de lado, para levantar da posição sentada e dificuldade para subir escadas.

Trata-se de uma dor que piora com o toque e palpação na lateral do quadril, podendo irradiar pela lateral da coxa até o joelho.

Bursite

Na lateral do quadril, possuímos um tendão muito importante que desce até o joelho e se movimenta para frente e para trás do osso do fêmur sempre que andamos.

Nessa região em que há atrito entre duas estruturas, existem bursas que são como bolsinhas com uma pequena quantidade de um líquido que funciona como lubrificante.

Se este tendão ficar muito tenso, ele pode inflamar a bursa e acabar gerando a bursite.

É indicado o uso de remédio para dor no quadril?

O remédio pode ser uma solução imediata ou a longo prazo. Dependendo da origem e causa, é possível aliviar a dor com remédios que até nem necessitam de receita.

No entanto, somente a avaliação médica é indicada para tratar a dor no quadril de forma adequada. Quanto antes a causa for identificada, mais bem sucedido será o tratamento e as chances de voltar a rotina ao normal.

Na maioria das vezes, os medicamentos atuam como auxiliares para o tratamento das lesões do quadril. Cada fase da reabilitação de uma dor no quadril pode necessitar de um remédio específico, com uma ação bem definida.

Conheça alguns opções de remédios utilizados para tratar a dor no quadril:

Medicação analgésica

Analgésicos são indicados para pacientes com dores fortes, ou em casos que a dor pode atrapalhar na reabilitação. Possuem intensidade de ação dependente da classe de medicação, sendo que os mais potentes são comparados à morfina.

Mas muito cuidado ao abusar deste tipo de medicação. Às vezes, a dor é um sinal de alerta do corpo para evitar que uma lesão piore. Ninguém gosta de sentir dor, mas ela nos protege. Sem este reflexo, uma doença pode se agravar a um ponto em que a lesão se torne grave o suficiente para exigir um tratamento mais invasivo.

Medicação anti-inflamatória

Anti-inflamatórios são indicados, pois auxiliam na redução rápida da inflamação. Eles também atuam, de forma secundária, no controle da dor. Sua ação está na inibição de uma enzima que faz surgir todo o processo inflamatório numa região com lesão.

Apesar de ajudar muito na reabilitação de doenças agudas – com período curto de dor – seu uso indiscriminado pode trazer graves problemas para a saúde. Os mais graves efeitos colaterais estão relacionados a alterações no coração, no funcionamento dos rins, na gastrite e úlceras pépticas.

O médico sempre escolhe o melhor anti-inflamatório para cada caso e cada tipo de paciente. Quanto menor o tempo de uso, menor a chance de efeitos colaterais.

Medicação para dor crônica

Pessoas que sofrem com dores que duram por um longo período e não obtém alívio, podem se beneficiar do uso de medicamentos da classe de antidepressivos.

Depois de apresentar dor por um período maior que três meses, o corpo pode ficar tão sensível a estímulos dolorosos que, muitas vezes, o paciente pode sentir dor mesmo quando não há mais lesões no local. Estes medicamentos auxiliam no controle desta dor em excesso e contribuem para acelerar o processo de cura da lesão.

O uso deve ser orientado e acompanhado somente pelo especialista médico.

Corticóide

Os corticóides são hormônios produzidos pelo nosso corpo que podem ser administrados na forma sintética com o uso de medicamentos ingeridos por via oral ou injetável.

Eles possuem diversas funções, mas as mais relevantes para o seu uso, estão na sua potente ação anti-inflamatória, anti-reumática, anti-alérgica e de diminuição do sistema de defesa – imunossupressor.

Muita gente que usa corticóide se incomoda com o aumento do peso causado pelo medicamento. Isso ocorre por causa da alteração do nível de eliminação de sódio do organismo, causando a retenção de líquidos.

Protetor de cartilagem

Muitos medicamentos e suplementos são capazes de aliviar levemente a dor de uma lesão de cartilagem e melhorar um pouco a mobilidade da articulação.

Eles são chamados de protetores de cartilagem ou condroprotetores. Estão disponíveis no mercado medicamentos com colágeno, condroitina, glicosamina, extrato seco de abacate, cúrcuma, diacereína, magnésio, dentre outros.

Seu efeito não é percebido de imediato e devem ter um tempo de uso superior a seis meses.

Infiltração no quadril

A infiltração no quadril é uma técnica que pode ser utilizada para diminuir a inflamação ou para melhorar a articulação.

Trata-se de uma injeção na qual o médico aplica um medicamento na região, sendo possível infiltrar a musculatura, nervos, tendões ou diretamente dentro da articulação. 

Existem diversas substâncias que podem ser aplicadas e somente um especialista poderá orientar o paciente sobre qual é a mais indicada para o tratamento de acordo com a causa e objetivo.

A dor no quadril não é um sintoma que deve fazer parte da rotina e pessoas que sofrem desta patologia não devem normalizar a convivência com esta dor.

Existem remédios para dor no quadril que podem ser muito eficazes quando associados a outros tipos de tratamento, desde o repouso e a fisioterapia, até tratamentos mais avançados, como a infiltração e cirurgia.

O acompanhamento médico é fundamental para identificar a causa, tratar a dor e prevenir que doenças ou patologias avancem.

[mc4wp_form id="449"]