Remédio para osteoporose: quais tratamentos funcionam e como escolher o medicamento certo?

A osteoporose é uma doença que causa fragilidade dos ossos e aumenta a chance de fraturas. 

O tratamento adequado da osteoporose não diminui apenas o risco de fratura. Quem realiza um adequado acompanhamento também diminui os índices de mortalidade relacionados à doença.

A indicação de usar medicamentos no tratamento da osteoporose se deve à prevenção de fraturas de coluna, quadril e punho. Isto porque os ossos ficam tão fracos que podem até se quebrar sozinhos.

Médicos do Garvan Institute of Medical Research, na Austrália, analisaram como o uso de medicamentos poderia interferir na vida de pacientes com osteoporose. 

No estudo publicado, especialistas concluíram que o tratamento correto diminui a taxa de mortalidade pelos 15 anos subsequentes. Ou seja, provoca maior longevidade.

Um exemplo claro destes dados é quando alguém quebra o quadril por osteoporose, o risco de morte chega a 36% e a maioria dos sobreviventes permanecem com dificuldades para andar pelo resto da vida. 

Dessa forma, fica fácil compreender porque seria bom prevenir a fratura de quadril.

80% dos pacientes abandonam o tratamento para osteoporose

Mesmo com alto risco, muitas pessoas não compreendem a importância de tomar corretamente o remédio para osteoporose. 

Estima-se que 50% dos pacientes interrompem o tratamento no primeiro ano e 80% até o terceiro ano. 

Isto ocorre porque os pacientes não sentem nada, nem com a osteoporose nem com o uso da medicação. 

No entanto, a osteoporose é uma doença silenciosa e seu tratamento não causa mudança perceptível. Mesmo assim, o uso dos medicamentos deve ser mantido por um longo período.

A prevenção da osteoporose deve fazer parte da vida de todos, inclusive da sua. E deve ser feita desde já, mesmo que você não apresente sintomas ou tenha diagnóstico.

No artigo 5 dicas para prevenir a osteoporose você encontra as principais recomendações para manter a saúde dos seus ossos, que incluem alimentação e exercícios físicos.

E estas dicas não são apenas para quem tem risco de osteoporose ou para pessoas acima de 60 anos. Elas valem para todos e devem ser praticadas desde a infância.

Por onde começar a tratar a osteoporose?

Os medicamentos são indicados apenas quando há alteração na densitometria ou quando existirem muitos fatores de risco para fratura.

Nos últimos 30 anos, diversas opções para o tratamento da osteoporose apareceram no mercado. Todas elas com suas particularidades de eficácia e segurança.

Como o osso é um tecido vivo, cheio de células e em constante renovação, estes medicamentos agem nas células ósseas preservando osso e diminuindo a fragilidade. 

Como os remédios para osteoporose funcionam

Basicamente os remédios para osteoporose possuem dois mecanismos principais de ação para controlar a perda óssea:

  • Bloqueio das células que retiram cálcio do osso

Nos ossos existem células específicas que servem apenas para retirar cálcio do osso e jogá-lo na corrente sanguínea. Estas células recebem o nome de osteoclastos. Muitos medicamentos para osteoporose agem nestas células, impedindo sua função e, assim, aumentando o cálcio no esqueleto.

  • Estimulação das células que depositam cálcio no osso

Ao contrário dos osteoclastos, encontram-se nos ossos células que funcionam levando o cálcio do sangue para o osso, fazendo com que ele fique mais forte e cheio de cálcio. Estas células recebem o nome de osteoblastos. Alguns remédios estimulam a ação dos osteoblastos e aumentam a resistência do osso, prevenindo as fraturas.

6 remédios para a osteoporose

  1. Cálcio e vitamina D

A combinação de cálcio com vitamina D faz parte do tratamento básico da osteoporose. Estudos confirmam que esta associação tem efeito capaz de reduzir as fraturas. Porém, nunca devem ser usados isoladamente para quem já tem a doença, mas sim junto com um dos medicamentos a seguir.

  1. Bisfosfonatos

Os bisfosfonatos são os medicamentos mais prescritos para o tratamento da osteoporose. O Alendronato foi o primeiro bisfosfonato a ser aprovado para este fim. Desde então, outros medicamentos desta mesma classe já estão em uso, como o risedronato e o ibandronato. Todos estes são apresentados na forma de comprimidos.

Eles agem inibindo a reabsorção óssea através da supressão dos osteoclastos, células que retiram cálcio do osso.

Mas atenção!

Para fazer efeito, os bisfosfonatos devem ser tomados:

  • Uma vez por semana ou por mês. Siga à risca prescrição do seu médico e escolha um dia da semana de fácil memorização.
  • Em jejum, com o estômago completamente vazio. Por isso prefira o horário da manhã para este tipo de medicação.
  • Com água. Não vale chá, leite, suco ou café. Chimarrão? Também não. Eles podem atrapalhar a absorção.

Não pode comer nem beber nada por, no mínimo, 30 minutos após o uso do medicamento. Também não é indicado deitar após tomá-lo, devendo permanecer sentado ou em pé por 1 hora. 

Este cuidado é importante para que o medicamento não volte para o esôfago, o que pode provocar irritação e úlceras.

Recentemente, a indústria farmacêutica disponibiliza o uso de bisfosfonato injetável, chamado ácido zoledrônico. É realizado aplicação através de um frasco de soro uma vez por ano, porém apresenta indicações bem específicas.

Estes medicamentos apresentam uma complicação rara, mas temida pelos dentistas, a osteonecrose de mandíbula. Antes de iniciar o tratamento, uma avaliação com seu dentista é fundamental, para evitar problemas com sua saúde bucal.

  1. Denosumab

Este medicamento é um anticorpo que inibe a atividade dos osteoclastos, reduzindo assim a reabsorção do osso. Ele é administrado a cada 6 meses através de injeção subcutânea. 

Tem apresentado ótimos resultados e, junto com os bisfosfonatos, compõem a primeira linha de tratamento da osteoporose.

  1. Raloxifeno

Em alguns pacientes selecionados, que não podem tomar bifosfonatos ou denosumab, deve-se considerar o tratamento com raloxifeno. Porém, este medicamento tem uma forte associação com trombose e não reduz fraturas fora da coluna. Ou seja, indicado para casos bem selecionados.

  1. Paratormônio ou PTH

É o único medicamento aprovado que atua na formação de osso. Ele estimula os osteoblastos a aumentar a densidade óssea. É indicado quando existe um alto risco de fratura e em pacientes que fazem uso de corticoide. 

Sua administração é feita através de injeções diárias durante 18 a 24 meses. Depois deste período, ele deve ser substituído por outro medicamento.

  1. Terapia de reposição hormonal

A terapia de reposição hormonal pode ser usada como medida para prevenção de osteoporose, mas não de tratamento. Em mulheres logo após a menopausa, com sintomas que indiquem a reposição hormonal, ela pode retardar a perda de osso.

Os últimos artigos sobre remédios para osteoporose consideram como melhor escolha, para início de tratamento, o uso de Denosumab ou bifosfonatos.

Diagrama - Osteoporose diagnosticada

Muitos avanços aconteceram na medicina capazes de trazer qualidade de vida a quem tem osteoporose e apresenta risco elevado de fratura.

Quando a osteoporose é diagnosticada e tratada precocemente, as fraturas podem ser evitadas. Mas, o principal obstáculo ainda continua sendo o uso correto da medicação.

No Brasil, estima-se que uma a cada 3 mulheres com osteoporose sofrerá fratura. A única chance de modificar este quadro é por meio do diagnóstico e do tratamento correto.

O uso de medicamentos no tratamento da osteoporose pode diminuir em até 80% a chance de fraturas. Por isso, ao receber o diagnóstico de osteoporose, não deixe de tomar os medicamentos e acompanhar regularmente seu médico.

Não deixe sua saúde para depois.

[mc4wp_form id="449"]