(45) 3306-7172 Rua Maranhão, 790 - Sala 09 - Edifício Green - Cascavel/PR

PATOLOGIAS /

OSTEOPOROSE

A Osteoporose é caracterizada pela baixa massa óssea, deterioração do tecido ósseo e perda da sua microarquitetura, comprometendo a resistência óssea e aumentando o risco de fratura. O início da queda da densidade óssea ocorre a partir dos 40 anos e acentuando-se durante os dez primeiros anos após a menopausa.

A maria das pessoas com osteoporose apresenta os chamados fatores primários, que são resultados do envelhecimento do corpo, como a menopausa e a idade avançada. Em uma minoria dos casos, algum distúrbio secundário está associado à doença, como hiperparatireoidismo, hipertireoidismo, câncer nos ossos, reumatismos, uso de corticóides e consumo de álcool.

O diagnóstico é realizado através da densitometria mineral óssea, radiografia da coluna vertebral e exames laboratoriais.

No Brasil 1 em cada 3 mulheres com Osteoporose sofrerá fratura.

121 mil fraturas por ano.

160 mil fraturas por ano até 2050.

Apenas 40% retornam ao nível antes da fratura.

PERGUNTAS FREQUENTES

Estas informações jamais substituirão a consulta ou a conversa com seu médico, mas são úteis para esclarecer as principais dúvidas. Na Voglia Ortopedia temos uma equipe preparada e motivada para cuidar e apoiar você em suas decisões.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DESSE ENFRAQUECIMENTO DOS OSSOS?
Como a osteoporose é uma doença silenciosa, sem não houver a busca ativa por ela, o primeiro sintoma será uma fratura. Ela pode ocorrer mesmo sem trauma algum ou através de uma simples queda. Os locais mais acometidos por fraturas por osteoporose são a coluna, o punho, o quadril e o ombro.

As fraturas da coluna vertebral provocam deformidades com inclinação anterior e perda de estatura.
COMO PREVENIR A OSTEOPOROSE?
Entre os principais meios de prevenir a doença, estão:

• Adotar uma alimentação rica em cálcio, ou seja, leite, queijos e iogurte. Para pessoas com intolerância, realizar suplementação de cálcio;
• Tomar sol corretamente, antes das 10 horas e após às 16 horas, ou utilizar reposição de vitamina D, quando necessário;
• Exercitar-se moderadamente. Atividades como caminhadas e academia, que exigem certa forma de impacto são as mais recomendadas;
• No início da menopausa, procurar seu médico para que possa examiná-lo e medicá-lo, se necessário;
• Evitar cigarro e álcool.
COMO EVITAR FRATURAS?
Procure guardar os objetos de casa na altura dos ombros. Seja cuidadoso, evitando tropeçar ou cair, para isso, procure usar calçados baixos. Use uma bengala se achar que o seu equilíbrio não é mais o mesmo. Instale piso antiderrapante na cozinha e nos banheiros e corrimão sempre presente nas escadas. Tenha cuidados com medicamentos que podem causar tontura. Caso use óculos, verifique se a graduação está correta. Não carregue peso. Ao calçar sapatos, vestir meias ou calças, prefira a posição sentada. Nunca incline o tronco para pegar objetos no chão. Retire do chão fios, tapetes ou objetos que possa tropeçar. Deixe sempre uma luz de apoio para se levantar de madrugada no claro. Pratique atividade física para manter o vigor da musculatura e o equilíbrio do corpo.

FALE COM A VOGLIA

Estamos à disposição para mais esclarecimentos sobres os procedimentos realizados na clínica. Envie sua mensagem que em breve retornaremos.

ENTRE EM CONTATO