Com experiência e empatia, o médico Rafael Fenato apresenta uma trajetória profissional de sucesso que traz contribuições para o desenvolvimento da Medicina no Oeste do Paraná. Em mais de 13 anos de atuação, tornou-se um especialista em ajudar pessoas a obterem qualidade de vida e movimento, mesmo frente a uma doença ortopédica.
Já exerceu seu ofício em São Paulo e no Paraná, porém, sua vida acadêmica iniciou-se no recém-instituído Curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, no ano de 2001. Formou-se na V Turma de Medicina desta instituição, nomeada Dr Gerson Luiz Bredt Jr, e presenciou um capítulo importante da história da Medicina de Cascavel, com a transformação do Hospital Regional em Hospital Universitário.
Ainda na graduação, em 2005, Dr Rafael Fenato já buscava ampliar seus conhecimentos acadêmicos e realizou um estágio no renomado Departamento de Emergência da Louisiana State University, em New Orleans, nos Estados Unidos. Acompanhou o funcionamento e a rotina de um hospital de relevância internacional e pôde observar diferenças culturais e de abordagem médica entre os dois países.
Em 2007, ingressou na Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), em São José do Rio Preto, São Paulo, onde permaneceu por 3 anos no Hospital de Base, numa rotina de estudos e aprendizado.
Realizou estágio no Serviço de Ortopedia Oncológica do Hospital de Câncer de Barretos, São Paulo. E, sob supervisão do Dr Valter Penna, pôde acompanhar o cotidiano de um centro médico que prima pela excelência e que, mesmo no interior, tornou-se um polo nacional no tratamento do câncer.
No ano seguinte tornou-se Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), uma entidade com mais de 80 anos de trabalho na diferenciação de profissionais com o intuito de realizarem as melhores práticas ortopédicas.
Permaneceu em São José do Rio Preto, sob acompanhamento do Dr Alceu Gomes Chueire e Dr Fábio Stuchi Devito, onde realizou Residência Médica em Cirurgia de Quadril.
Inspirado em sempre buscar uma causa para a dor, realizou Pós-Graduação em Medicina do Trabalho pela Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme), com o intuito de entender melhor as lesões ortopédicas que apresentam correlação com a ocupação profissional.
Um marco para sua carreira foi a participação, em 2012, em um curso com capacitação em videoartroscopia de quadril no laboratório da Arthroscopy Association of North America (AANA), em Chicago, nos Estados Unidos. Com a presença do prestigiado médico J.W. Thomas Byrd, um dos precursores da técnica de cirurgia minimamente invasiva do quadril, conseguiu adquirir conhecimento e segurança para reproduzir no seu dia-a-dia a mesma técnica empregada pela autoridade mundial em cirurgia preservadora de quadril.
Retornou aos Estados Unidos em 2015, para um aperfeiçoamento em revisão de prótese de quadril na Stryker Latin America, em Nova Iorque. Aprimorou-se em cirurgias de quadril complicadas e técnicas de reconstrução articular.
Esperançoso com o futuro da Ortopedia, hoje dedica-se à Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde leciona como professor titular da cadeira de Ortopedia no curso de Medicina, em Toledo, Paraná. Desenvolve pesquisa relacionada aos distúrbios do quadril no Mestrado de Biociências e Saúde da Unioeste. E, também carrega no currículo uma breve e saudosa passagem como professor de Ortopedia em Medicina pela Unioeste, entre 2016 e 2018.
Em 2019 escolheu a cidade Cascavel, berço do seu conhecimento acadêmico, para construir seu legado com a Voglia Ortopedia.
“O limite de uma pessoa nunca é o que os outro impõem a ela, mas sim o que ela se determina a alcançar.”
Dr Rafael Fenato